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Como segmentar sua lista de assinantes de e-mail marketing

Veja neste artigo como segmentar a sua lista de assinantes de e-mail marketing de forma a conseguir melhores resultados de suas campanhas neste canal.

Como segmentar sua lista de assinantes de e-mail marketing

Saber como segmentar sua lista de assinantes de e-mail marketing pode significar o sucesso ou fracasso nesta área da divulgação online.

Veja neste artigo de Augusto Sorgi, diretor de marketing da Splio, empresa especializada no envio e gestão de e-mail marketing, quais são os principais pontos a serem observados.

Conhecer os seus clientes e como eles se comportam é a chave para o envio de conteúdo relevante através de mensagens personalizadas, que levam a uma maior participação e melhor capacidade de entrega de seus e-mails.

Estudos têm demonstrado que campanhas de e-mail marketing que trabalham com mensagens segmentadas trazem mais retorno, com aberturas 30% e CTR 50% maiores.

Mensagens relevantes diminuem a dispersão das pessoas que as recebem e aumentam o engajamento da ação. Com uma segmentação mais eficiente e planejada, você pode maximizar o ROI de suas campanhas de e-mail marketing.

10 dicas para segmentar sua lista de assinantes de e-mail marketing

Aqui estão algumas dicas sobre como segmentar sua lista de e-mail marketing que vão melhorar em muito o desempenho de suas campanhas.

1 – Compradores recentes

A primeira dica sobre como segmentar sua lista de assinantes de e-mail marketing é justamente estreitar o relacionamento com seus clientes mais recentes.

As pessoas que fizeram compras recentemente em seu site são uma boa oportunidade para o envio de e-mails dinâmicos, oferecendo outros produtos relacionados com a compra.

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2 – Visitantes recentes

Monitorar quando eles compram e levar sua mensagem quando sua marca está fresca em sua memória aumenta a conversão e de quebra fideliza o cliente.

A lógica é a mesma de quando criamos campanhas de remarketing com Google Ads ou Facebook Ads para manter a marca presente junto ao visitante do site.

3 – Compradores frequentes

Estes são os seus clientes que requerem atenção especial. São defensores de sua marca. Oferecer promoções, brindes e mostrar agradecimento são parte da estratégia para mantê-los fidelizados e parte recorrente do fluxo de receita.

4 – Novos assinantes

Mensagens automáticas de boas-vindas e obrigado estabelecem um relacionamento inicial de engajamento com os clientes. Essa é uma tática que contribui para a retenção do cliente.

As ações de relacionamento por e-mail marketing tendem a criar laços com os novos assinantes e geram novas oportunidades para que você apresente sua proposta de valor.

5 – Advogados da marca

Motivar os usuários que estão felizes com a sua marca é importante para levá-los a dar referências nas redes sociais.

Para isso, sempre inclua opções de acesso às suas redes sociais em seu e-mail marketing, para facilitar interações com seus perfis e páginas.

6 – Demografia

Uma outra dica sobre como segmentar a sua lista de assinantes de e-mail é fazer a segmentação demográfica clássica.

Segmentar o público por idade, sexo e composição familiar é outra boa maneira de se conectar com seus clientes e aumentar as oportunidades de conversão.

7 – Geografia

Usar técnicas de geolocalização é muito útil para ofertas de localização geográficas específicas, que em determinadas ocasiões podem gerar uma ótima taxa de conversão no e-mail marketing.

Nestas ações você pode customizar a mensagem com imagens e textos que façam uma referência à região para a qual você está direcionando a sua mensagem.

8 – Comportamental

Monitorar as taxas de abertura de e-mail, cliques, encaminhamentos, zonas quentes e outros critérios das campanhas de e-mail marketing, pode oferecer informações importantes sobre o comportamento de compra e maximizar o engajamento e conversão.

Conhecer o comportamento do usuário e utilizar a psicologia do e-mail marketing para reforçar suas ações fará com que suas campanhas tenham resultados bem melhores.

9 – Categorias de produto

Saber quais os tipos de produtos seus clientes gostam de comprar oferece insights adicionais e contribui para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Usar estas informações para segmentar suas mensagens é uma forma de deixar a sua mensagem Pertinente, um dos 4 Ps do e-mail marketing.

10 – Clientes antigos

Por último, mas não menos importante, deixar essas pessoas saberem que são apreciadas para que elas continuem a ser ativamente engajadas com suas mensagens.

Planejar uma boa estratégia de segmentação de listas de e-mail marketing é fundamental para atingir o seu público com conteúdo relevante, aumentar a conversão e manter boa reputação com todos os grandes provedores de e-mail.

Como você pode constatar, saber como segmentar sua lista de assinantes de e-mail marketing pode deixar suas campanhas muito mais assertivas. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos relativos ao e-commerce assinando a nossa Newsletter.

Por Augusto Sorgi

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