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Os 4 P’s do E-mail Marketing

Conheça os 4 P's do e-mail marketing e como estes conceitos deve ser alinhados dentro da estrutura de sua estratégia de marketing neste canal.

Os 4 P’s do Email Marketing: Teoria ou prática ?

Conhecer os 4 P’s do e-mail marketing é um dos primeiros passos para quem deseja criar uma estratégia de e-mail marketing consistente e profissional.

Planejar uma ação de e-mail marketing não é uma tarefa fácil. Muitas empresas ainda não descobriram conceitos e práticas essenciais a serem seguidas em suas campanhas, obtendo assim os resultados inferiores ao esperado.

A descoberta dos 4 P’s do e-mail marketing é fundamental para a reflexão e o alinhamento das ações ao marketing puro e simples: Comunicação, Persuasão, Segmentação e Periodicidade.

Conhecendo os 4 P’s do e-mail marketing

Os quatro conceitos abaixo formam juntos o que, hoje, é essencial para a prática do e-mail marketing e a máxima performance na utilização dessa ferramenta.

Proposta

O primeiro dos 4 P’s do e-mail marketing diz respeito à Proposta da mensagem. O que será comunicado? Qual produto ou serviço será comercializado? Como? Layout atraente, apresentação visual, comunicação adequada, descrição do produto, preço, formas de pagamento e pontos de distribuição.

O planejamento de comunicação é muito importante nessa primeira etapa: estar atento às palavras utilizadas evitando a classificação como spam pelos provedores é essencial e evita que seu e-mail deixe de ser entregue na caixa de entrada.

Uma sugestão nossa é atrelar um serviço de telemarketing à entrega do e-mail. As empresas de disparo de e-mail marketing costumam disponibilizar relatórios específicos para cada campanha e gera informações de extrema importância: quem abriu o e-mail, qual o interesse do seu público em determinado produto ou serviço.

A interpretação correta desses relatórios é fundamental para a análise do comportamento dos seus destinatários e o planejamento de ações futuras.

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Pertinência

Segmentação e relevância de suas campanhas. Qual é o perfil do seu público? Será que ele se ajusta ao seu produto ou serviço? Qual o grau de relevância do meu produto X meu público?

Por exemplo: não adianta mandar um e-mail de roupas femininas para o público masculino.

A não ser que seja a proposta ou época de presentear a mulher: como dia internacional da mulher, dos namorados, Natal, etc. Caso contrário a campanha não será tão relevante a eles. Essa é a importância de um plano de comunicação também para o e-mail marketing.

Uma das nossas dicas para um e-mail marketing de sucesso é segmentar sua base de acordo com o perfil e interesse do seu público. Uma sugestão nossa é a personalização dos emails. Enviar o e-mail colocando o nome de cada pessoa.

Permissão

Nessa etapa vamos além do opt-in. Aqui, cabe não só respeitar a decisão do cliente de receber ou não seus emails, como também a opção de descadastramento, conhecida como opt-out.

Continuar enviando e-mails após o opt-out é spam e poderá ser negativo para a imagem de sua empresa. É um dos erros mais comuns em e-mail marketing que vemos muitas marcas cometendo no dia a dia de seus disparos.

Nossa sugestão é, em primeiro lugar, enviar um e-mail informando o descadastramento e a retirada da sua base.

É importante também que neste momento você busque obter um feedback do cliente sobre o porquê de não querer mais receber os emails. Você irá fazer com que ele se sinta valorizado e bem atendido.

Além de ter a chance de reverter esse quadro, identificando o perfil e oferecendo produtos ou serviços segmentados.

Permanência

O último dos 4 P’s do e-mail marketing é a repetição, frequência de envio da campanha. É importante que o e-mail seja enviado periodicamente, porém, que sua proposta seja renovada, diferente.

Pode-se enviar um e-mail promocional de algum produto e reenviar esse mesmo e-mail abordando os últimos dias da promoção.

Criar um senso de urgência é interessante. Nossa última sugestão é o cuidado para não cansar o seu público, evite exageros. INOVE. Crie algo diferente e atrativo. Reforce a relação entre vocês e atente-se para a análise comportamental.

Por fim, compare os relatórios de suas campanhas: veja a quantidade de cliques, o quanto é revertido em compra.  Atente-se a responder às perguntas:

  • Qual sua campanha de maior sucesso?
  • Qual o motivo desse sucesso?
  • O que despertou interesse do seu usuário para clicar naquela campanha específica?
  • Qual o contexto, sazonalidade, promoção, layout, comunicação, prática de persuasão, linhas de assunto mais utilizados em suas campanhas de maior sucesso?

Estudar e planejar suas ações de e-mail marketing é fundamental para aumentar sua expertise em fazer marketing online e gerar lucratividade para sua empresa. Por isso, conhecer os 4 P’s do e-mail marketing deve fazer parte do seu planejamento e estrutura. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Rodrigo de Almeida da Dinamize

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2 Comentários

    • Olá Camila

      Concordamos com você. Conhecer os 4 Ps do e-mail marketing e todos os fundamentos envolvidos é fundamental para ter sucesso neste tipo de estratégia.

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