Ações de relacionamento por e-mail marketing para fidelização
As ações de relacionamento por e-mail marketing são mais uma das ferramentas para a fidelização de clientes com as quais podemos contar nos dias de hoje.
Marketing de relacionamento é o conjunto de ações realizadas por uma empresa para construir e manter a integração entre ela e seus clientes.
Hoje, uma das ferramentas mais utilizadas no marketing de relacionamento é o e-mail, tanto para comunicação interna como externa, quanto pela popularidade do meio, bem como a possibilidade de mensuração.
Cientes do potencial dessa ferramenta, as empresas a utilizam cada vez mais, devido ao baixo custo de execução e alto retorno sobre o investimento.
Porém, para evitarmos efeitos negativos, devemos utilizá-lo com atenção. Antes de dar início às ações de relacionamento, dê atenção às particularidades do seu público. Invista tempo conhecendo seus clientes para elaborar estratégias de abordagem eficientes.
Confira algumas dicas para realizar um bom marketing de relacionamento e fazer do e-mail um aliado de sucesso:
- Interaja durante o processo de compras
- Ofereça vantagens
- Comemore com seu cliente
- Disponibilize conteúdo exclusivo para seus clientes
1 – Interaja durante o processo de compras
Durante o processo de compra de seus clientes, se faça presente. Informe sobre o status do processo, para lojas virtuais, agradeça pela confiança de comprar em seu estabelecimento e verifique o nível de aceitação.
Além de estruturar uma relação de confiança com o cliente, você tem a oportunidade de aperfeiçoar seus serviços.
Quando o estabelecimento for físico, não é possível interagir durante o processo, mas nada impede que você realize contato de pós-vendas para avaliar o nível de satisfação dele com a sua loja e garantir a fidelidade do consumidor.
Com o auxílio de uma boa plataforma de e-mail marketing, ainda é possível contar com recursos avançados para fomentar a interação através do comportamento dos clientes em seu site ou mesmo nas mensagens enviadas.
Com o recurso de E-mail Transacional, é possível realizar o envio automático de uma mensagem conforme ações realizadas no site de sua empresa. Podemos citar como exemplo quando um usuário realiza um cadastro e há o disparo de um e-mail confirmando a subscrição.
Um outro recurso que possibilita essa ação são as Triggers, que consistem no envio de um e-mail conforme interação do cliente na mensagem anteriormente enviada. Podemos citar como exemplo uma campanha promocional em que são ofertados vários produtos em um e-commerce.
Quando o cliente clica em um link de produto, pode ser enviada automaticamente uma mensagem com especificações mais detalhadas sobre ele e até mesmo sugestões complementares ou similares. Isso deixa a interação com este cliente mais próxima, fidelizando-o e, consequentemente, ampliando as conversões em vendas.
2 – Ofereça vantagens
A partir do monitoramento dos interesses do seu cliente, dos produtos pesquisados e das últimas aquisições, você pode elaborar diversas estratégias a serem exploradas pelas campanhas de e-mail marketing.
Por exemplo, se seu cliente comprou uma mochila, faça uma pré-seleção de produtos complementares, lhe indique um tênis e uma camiseta que se encaixem no perfil da mochila que ele adquiriu recentemente.
Otimize o tempo do seu cliente, mostre a ele que você o conhece, uma estratégia fundamental da psicologia do e-mail marketing. Assim você tende a criar uma relação de cumplicidade entre o público e a sua marca, além de aumentar as vendas!
Além disso, você pode utilizar o canal para promoções exclusivas, descontos, outlet online e diversas outras ações que fomentem não apenas as vendas, mas um relacionamento duradouro.
3 – Comemore com seu cliente
Dificilmente nos esquecemos de quem se lembra de nós nas datas especiais. Explore isso a favor do seu negócio. Envie felicitações aos seus clientes no aniversário e em outras datas festivas, datas importantes tanto para o público, quanto para a empresa.
Ofereça brindes, promoções, descontos ou qualquer outro tipo de vantagem para estreitar esse laço. Explore o contato direto com cliente através do e-mail marketing. Um dos maiores erros em e-mail marketing é justamente não buscar o envolvimento com seus clientes.
As melhores plataformas do mercado oferecem, inclusive, a possibilidade de automatizar este processo, mesmo de forma personalizada!
4 – Disponibilize conteúdo exclusivo para seus clientes
Trabalhar uma estratégia de Marketing de Conteúdo com textos exclusivos aos clientes que compõem sua lista de e-mails é uma excelente estratégia não apenas de fidelizá-lo, mas de manter os cadastros sempre atualizados.
Uma das principais diretrizes das ações de relacionamento por e-mail marketing deve ser a questão da Proposta, um dos 4 Ps do e-mail marketing, ou seja oferecer um conteúdo de qualidade para os assinantes da sua Newsletter.
Explore o campo de seu negócio e busque produzir conteúdos interessantes sobre a área com que você trabalha, sempre pensando no que é relevante para o seu cliente e pode ser considerado exclusivo a eles.
E você, já utiliza ações de relacionamento por e-mail marketing em suas estratégias de marketing digital? Deixe seu comentário abaixo e assine a nossa Newsletter.
Fonte: Blog da Akna