fbpx

HomeCarreira em Marketing DigitalO Que Faz Um Analista de SEO

O Que Faz Um Analista de SEO

O que faz um analista de SEO? Veja nesta matéria quais são as atribuições de um analista de SEO, qual é a sua formação e o quanto ganha um profissional nesta área.

O que faz um analista de SEO

Você sabe o que faz um analista de SEO? Se não sabe, não se preocupe, pois muitas empresas e estudantes ainda não descobriram exatamente quem é este profissional e qual o papel que ele desempenha no marketing digital moderno.

Este desconhecimento traz duas consequências. Muitos profissionais que desejam iniciar uma carreira como analista de SEO, acabam por ficar confusos sobre os caminhos que devem seguir, prejudicando assim sua formação.

Por parte das empresas, reparamos que muitas vezes as vagas que são enviadas para sites especializados sob o título Vaga Para Analista de SEO, na verdade confundem conceitos e atribuições deste profissional.

Para resolver de vez a questão em torno de o que faz um analista de SEO, a equipe do Guia do Marketing elaborou um verdadeiro roteiro, para auxiliar tanto estudantes e profissionais de marketing, quanto empresas.

Para organizarmos o conteúdo a ser apresentado, dividimos nos seguintes tópicos:

    • Definindo o que faz um analista de SEO
    • Qual a diferença entre Analista de SEO e Analista de Links Patrocinados
    • As atribuições do analista de SEO
    • A formação do profissional de SEO
    • Capacitações de um profissional de Search Engine Optimization
    • Qual a remuneração de um analista de SEO

Acreditamos que de pois de ler esta matéria, você irá entender bem melhor qual é a função de um analista de SEO e o que envolve o seu trabalho.

Definindo o que faz um analista de SEO

O Analista de SEO é o profissional responsável pelo planejamento, implementação, supervisão e acompanhamento de resultados das estratégias de SEO – Search Engine Optimization, adotadas por um site, loja virtual ou blog.

O SEO, sigla usada para definir o trabalho de Search Engine Optimization, otimização de sites para ferramentas de busca.

Com a aplicação de um conjunto de técnicas, o objetivo desta dimensão do marketing de busca é colocar as páginas de um site, em posições de destaque na área de resultados orgânico, não pagos, das páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google.

Qual a diferença entre Analista de SEO e Analista de Links Patrocinados

Essa é uma confusão muito comum entre as empresas que oferecem vagas para em Marketing Digital.

Muitas delas acabam confundindo as atribuições e as vezes, em função disso, acabam sem conseguir que sua vaga seja preenchida por desinteresse dos profissionais que analisam a oportunidade.

Como deixamos bem claro acima, o Analista de SEO cuida exclusivamente das estratégias que dizem respeito ao posicionamento orgânico, não pago, das páginas de um site nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Já o Analista de Links Patrocinados, como o próprio nome já diz, é o responsável pelos resultados pagos nas páginas de respostas dos buscadores, como no caso do Google AdWords e outros programas de links patrocinados.

As atribuições do Analista de SEO

Definido o que faz um analista de SEO, vejamos então quais são as atribuições mais comuns deste profissional. Esta lista pode ser usada por empresas que estão em dúvida sobre quais as atribuições do analista de SEO colocar em sua oferta de vaga.

    • Desenvolver e implementar as estratégias de SEO do site da empresa
    • Analisar os aspectos de SEO estrutural, on page e off page
    • Pesquisar e selecionar as palavras-chave a serem utilizadas no processo de SEO
    • Implementar e supervisionar as técnicas de SEO no site
    • Desenvolver um padrão de otimização para o site
    • Monitorar o posicionamento das páginas nos buscadores
    • Definir e monitorar as métricas de acompanhamento
    • Geração de relatórios de desempenho

É claro que essa lista de atribuições não é estanque. Dependendo do projeto, o analista de SEO poderá ser também encarregado de outras atividades, como por exemplo a supervisão da produção de conteúdo e outras nesta área.

Formação de um analista de SEO

A formação de um Analista de SEO

Definido o que faz um analista de SEO e quais as suas atribuições, tanto para quem deseja iniciar uma carreira quanto para quem deseja contratar esse tipo de profissional, é importante conhecer também qual a formação ideal deste profissional.

Primeiramente, o profissional de SEO deve ter preferencialmente uma formação acadêmica clássica na área de marketing comunicação ou publicidade. Afinal de contas, o processo de otimização de sites envolve basicamente o processo de comunicação.

Além disso, a formação de um especialista em SEO envolve a participação em cursos especializados onde estes profissionais tomam contato com as estratégias e técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca.

Além disso, a experiência também é fundamental para definir a qualificação de um profissional nesta área, já que a prática lapida os conhecimentos adquiridos em treinamentos técnicos. Um portfólio com cases de sucesso é uma ótima referência.

Capacitações de um profissional de SEO

É comum que a resposta para o questionamento sobre o que faz um analista de SEO se prenda unicamente às questões técnicas imediatamente relacionadas à função. Entretanto um bom profissional de Search Engine Optimization reúne diversas outras capacitações.

Entre as capacitações acessórias que julgamos desejáveis em um profissional de SEO podemos destacar:

    • Domínio da língua inglesa
    • Um bom conhecimento de Google Analytics
    • Noções de programação como HTML, CSS e PHP
    • Conhecimentos de usabilidade
    • Conhecimentos básicos sobre redes sociais
    • Escrita impecável

É claro que não possuir todas estas capacitações suplementares não desqualifica um profissional, mas estamos falando de uma formação ideal, e nele, elas certamente se enquadram.

Qual a remuneração de um analista de SEO

Agora que vimos detalhadamente o que faz um analista de SEO e quais são as capacitações desejadas para este profissional, vamos ver qual é a sua remuneração.

É claro que não existe nenhum tipo de “tabela” já que o trabalho em SEO difere de projeto para projeto e também da qualificação e experiência deste profissional.

Existe também a questão regional, pois os salários em marketing digital variam de acordo com a região.

De maneira geral, podemos dizer que o salário médio de um analista de SEO está em torno de R$ 2.400.

Para quem está iniciando, a remuneração média fica em torno de R$ 1.800, e para os profissionais com mais experiência a remuneração se situa acima dos R$ 4.000 dependendo do cargo.

Se você é um estudante ou profissional de marketing que pretende ingressar nesta área e não sabia exatamente o que faz um analista de SEO, agora já tem uma boa ideia de como se programar para construir uma carreira sólida e disputar as diversas vagas para analista de SEO disponíveis no mercado.

Se você é uma empresa e estava em dúvida sobre o perfil de profissional que precisa contratar, acreditamos também que as informações apresentadas vão ajudar na hora de elaborar a proposta para uma vaga em SEO.

Seja como for, agora que você já sabe o que faz um analista de SEO, fica tudo mais fácil. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

2 Comentários

  1. Muito boa a sua apresentação sobre o que faz um analista de SEO. Quero me especializar nesta área e as dicas foram bastante elucidativas.

    • Olá Danny

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que a nossa explicação sobre o que faz um analista de SEO foi útil para você. Se você está pensando em se especializar nesta área, nossa sugestão é que comece com um bom curso sobre otimização de sites para ferramentas de busca. Dê uma olhada no curso deste link, é um dos melhores http://guiadomarketing.com.br/curso-de-seo-online/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas em Carreira

Especializações em Alta no Marketing Digital Com a necessidade cada vez maior das empresas realizarem sua imersão digital, existem algumas especializações em alta no marketing digital, segunda pesquisa realizada pelo LinkedIn, rede social especializada em relacionamentos profissionais.O levantamento realizado pelo...

Mais Lidas em Nesta Seção

Buscar no Site

Últimas Publicações