fbpx

HomeMarketing Digital Para IniciantesFunil de Conversão - O Que é e Como Funciona

Funil de Conversão – O Que é e Como Funciona

Funil de Conversão: Entenda o que é e como criar o seu

O funil de conversão é uma ferramenta valiosa para compreender o comportamento do seu público-alvo e identificar pontos de melhoria no seu processo de vendas. Por isso, vemos cada vez mais empresas estudando e aplicando o processo.

Podemos dizer que ele permite mensurar o desempenho do seu site ou landing page, ajustar estratégias e aumentar a eficiência na conquista de novos clientes.

Além disso, o funil de conversão permite identificar pontos de atrito no processo de compra, o que pode ser resolvido para aumentar a taxa de conversão.

Dito isso, acompanhe a publicação para entender tudo o que você precisa sobre o conceito, desde sua definição, quais as etapas que o constituem até como criar um funil efetivo para utilizar em sua companhia.

O que é um funil de conversão

Para deixarmos a explicação sobre o que é Funil de Vendas bem clara, vamos iniciar pela definição do termo.

Podemos dizer que um Funil de Conversão é uma representação visual do caminho que o seu público-alvo percorre até a realização da conversão desejada, seja uma compra, inscrição em uma lista de e-mail ou outra ação, visto que há um afunilamento na relação e até mesmo nos perfis.

Trata-se de uma ferramenta essencial para qualquer negócio digital que deseja maximizar suas conversões e aumentar sua eficiência em marketing e vendas.

Isso porque ajuda a compreender o comportamento do público-alvo e identificar pontos de melhoria no seu processo de vendas.

Curso de Marketing Digital

Além disso, o recurso em questão também permite mensurar o sucesso das estratégias de inbound marketing e ajustá-las para maximizar os resultados. 

Portanto, é uma ferramenta importante para qualquer negócio que busca resultados eficientes em marketing de atração.

Quais são as etapas do funil de conversão

Quando pensamos nas etapas de um funil de conversão, normalmente, utilizamos basicamente 4 estágios principais. 

Cada um representa diferentes níveis de maturidade do potencial de conversão, ou seja, de transformar um visitante do site de sua empresa em um cliente de fato.

Confira agora cada uma das fases do funil de conversão e suas principais características.

Usuários

Tida como a primeira etapa do relacionamento, aqui o termo usuários se refere às pessoas que visitam o seu site ou Landing Page, mas ainda não deram informações de contato. 

Normalmente, é o primeiro contato dos potenciais compradores com as empresas.

Essa etapa do Funil de Vendas tem como objetivo atrair o maior número possível de visitantes ao site e fazer com que eles sejam impactados pelo conteúdo, disponibilizado e relacionado com a  marca.

Leads

Já na segunda etapa temos os leads, que são usuários que forneceram informações de contato para a empresa, como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Endereço;
  • E-mail;
  • Telefone para contato;
  • Redes sociais.

Normalmente, as informações são fornecidas em troca de algum tipo de conteúdo ou oferta. 

Essa etapa tem como objetivo coletar informações valiosas sobre os visitantes e ajudar a identificar aqueles que estão realmente interessados em sua solução, em fechar negócio.

MQLs

A etapa de MQL se refere ao que chamamos de “Marketing Qualified Lead”, ou seja, lead qualificados de marketing.

Os MQLs são leads que demonstram um interesse específico em seus produtos ou serviços e são considerados potencialmente qualificados para se tornarem clientes.

Nessa etapa do funil de conversão, deve haver a aplicação de uma série de critérios para identificar leads que apresentam um potencial real de compra, direcionando-os para a equipe de vendas.

SQLs

Já os SQLs são os “Sales Qualified Lead”, termo que se traduz para leads qualificados de venda, que ficam justamente no fundo do funil.

Em definição, são MQLs que passaram por uma análise ainda mais rigorosa e foram qualificados pelo time de vendas como sendo uma boa oportunidade de negócio para a empresa, podendo até mesmo iniciar a conversão.

Essa etapa envolve uma avaliação mais profunda das informações coletadas sobre o lead, incluindo uma conversa com o potencial cliente, a fim de determinar se ele é realmente uma boa oportunidade de negócio.

Essas etapas ajudam a identificar o progresso dos visitantes em relação à conversão e a determinar o próximo passo a ser tomado, seja pelo time de marketing digital ou pelo time de vendas.

Além disso, as etapas também ajudam a medir o sucesso de suas estratégias de geração de leads e ajustá-las conforme necessário, promovendo usuários mais qualificados para a conversão futura.

O que é Funil de Conversão

Como criar um funil de conversão?

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é Funil de Conversão, vamos finalizar, conferindo algumas dicas essenciais de como criar um funil de conversão, a fim de aplicar o recurso com qualidade em sua empresa.

Antes de começar a criar seu funil de conversão, é importante que você tenha claro o que deseja alcançar com ele. Quais são seus objetivos de marketing e vendas? Qual é o público-alvo?

Depois, crie uma estratégia baseada em conteúdos que se relacionem aos aspectos levantados com os questionamentos. 

Para ajudar os visitantes a avançar pelo funil, é importante criar conteúdo relevante para cada etapa e considerando as necessidades e dúvidas ao longo dessa jornada.

Por exemplo, para atrair usuários, você pode criar conteúdo educacional que garante novos visitantes ao seu site.

Já na etapa de Leads, você pode oferecer uma oferta especial para incentivar os visitantes a fornecerem informações de contato, em uma Página de Captura por exemplo.

Para gerenciar e medir o sucesso de seu funil de conversão, você também precisará de ferramentas como plataformas de automação e marketing, formulários, Landing Pages, e-mail marketing, entre outras, aproximando esses contatos e identificando aqueles mais alinhados para o processo de venda.

Por fim, é essencial acompanhar todo o ciclo, a Jornada de Compra do Consumidor, tendo como objetivo otimizar a sua estratégia de marketing digital.

Por exemplo, se a taxa de conversão estiver baixa na etapa de leads ou MQLs, você pode ajustar sua oferta ou a mensagem de seu formulário para torná-los mais atrativos para os visitantes.

Em conclusão, o funil de conversão pode ser essencial para diversas empresas e, ao seguir o que foi dito, você poderá aplicar o conceito com excelência.

Lembre-se de que estamos falando de uma estratégia de longo prazo, então é importante ser paciente e perseverante para obter resultados cada vez mais qualificados.

Agora que você já sabe o que é funil de conversão, é apenas uma questão de criar a sua estratégia nas diversas etapas e colocar em ação.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas em Iniciantes

Veja como otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa e se destacar Saber com o otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa é um dos passos mais importantes para quem trabalha com essa ferramenta gratuita para anunciar no...

Mais Lidas Nesta Seção

Últimas Publicações