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Erros em marketing digital que as empresas devem evitar

Veja quais são os principais erros em marketing digital que as empresas devem evitar para terem sucesso em suas ações online. Os pequenos deslizes estratégicos que podem determinar o sucesso ou fracasso das suas ações de marketing nos canais digitais.

Erros em marketing digital que as empresas devem evitar

Existem alguns erros em marketing digital que as empresas devem evitar a qualquer custo, caso desejem ter sucesso de verdade nas mídias online.

Podemos afirmar que o marketing digital ainda é uma estratégia recente e, portanto, desconhecida de grande parte das empresas, principalmente, as pequenas e mídias.

Por isso, é comum constatarmos que muitos empresários não saibam exatamente como implementar ações de divulgação online efetivas e cometam alguns erros no processo.

Se a sua empresa pretende investir no mundo digital, é preciso entender não apenas como as ferramentas e canais online funcionam, mas como o seu público se comporta nesse ambiente. Com isso, sua equipe evita focar em estratégias que não trazem o resultado esperado.

Os principais erros em marketing digital que as empresas devem evitar

Confira abaixo quais são os cinco principais erros em marketing digital que as empresas devem evitar e o que fazer para escapar destas armadilhas.

1 – Não definir as personas de marketing do seu negócio

O principal objetivo de qualquer estratégia de divulgação é estabelecer um canal de comunicação e relacionamento com o público. E isso não é possível sem definir as personas do seu negócio, um dos maiores erros em marketing digital.

Construída a partir de dados reais coletados em pesquisas de mercado, a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela reúne as principais características dos compradores, como interesses, hábitos de consumo e necessidades.

É a partir das personas que o time de marketing será capaz de produzir conteúdos e materiais que conversam diretamente com o público. Elas permitem conhecer exatamente o que o seu comprador quer e precisa, informações fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

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2 – Não conhecer a jornada de compra dos seus clientes

Um dos grandes erros em marketing digital que as empresas devem evitar é o de começar suas ações online sem conhecer de verdade a jornada de compra do consumidor.

A internet revolucionou a maneira como as pessoas consomem informações e produtos. Se antes os negócios eram fechados pessoalmente, hoje quase todo o processo é feito através de dispositivos online.

O consumidor descobre que tem um problema ou necessidade, pesquisa por possíveis soluções, avalia as opções disponíveis e toma a sua decisão. Todo esse processo é chamado de jornada de compra do cliente e é fundamental conhecê-lo.

Se a sua empresa não entende em que estágio da jornada de compra o lead está, como será capaz de fornecer os conteúdos corretos no momento exato? Ignorar esse processo resulta em uma geração de leads e taxas de conversão mais baixas.

3 – Não dar a devida atenção à produção de conteúdo

Um dos pilares de qualquer estratégia de marketing digital é o marketing de conteúdo. É ele o responsável por atrair novos usuários e gerar leads, guiando os visitantes até o momento da compra.

Se a sua empresa não investe na produção de conteúdo com certa regularidade, é provável que esteja perdendo grandes oportunidades de negócio. Afinal, conteúdo relevante alimenta redes sociais, posiciona a marca nos mecanismos de busca e ajuda a empresa a se tornar referência de mercado.

Mas não basta apenas lotar o blog da empresa e os perfis em redes sociais com materiais aleatórios. A produção de conteúdo deve estar alinhada às personas do negócio, respondendo às suas dúvidas e oferecendo soluções para os seus problemas.

Erros em marketing digital que as empresas devem evitar

4 – Não aplicar as técnicas de SEO em seus conteúdos

Outro dos erros em marketing digital que as empresas devem evitar é não dar a devida atenção à otimização de sites para ferramentas de busca. Nos dias de hoje, o sonho de qualquer empresa é figurar em destaque entre as primeiras colocações nas buscas realizadas no Google.

Estar no topo do ranking ajuda os internautas a encontrarem sua marca com mais facilidade, atraindo leads e, consequentemente, vendas. Entretanto, são poucas as companhias que sabem como fazer isso corretamente.

Para destacar o seu site, loja virtual ou blog é necessário investir em SEO – Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca.

A otimização de conteúdo consiste em um conjunto de técnicas aplicadas aos conteúdos de sites e blogs para que suas páginas se destaquem nas páginas de respostas dos mecanismos de busca, como o Google.

Os textos e artigos da sua empresa precisam ser bem escritos, objetivos e oferecer algum valor para o visitante. Além disso, é importante identificar quais palavras-chave são mais buscadas pelo seu público e utilizá-las nos seus materiais para alcançar boas posições.

5 – Errar no uso das redes sociais

Não é possível falar em divulgação online sem citar as redes sociais. É nesses canais que grande parte do público procura e consome informação. Entretanto, um dos maiores erros em marketing digital cometidos pelas empresas é utilizá-las incorretamente.

Muitos empresários ignoram que cada rede social possui suas particularidades. O público que acessa o Facebook, por exemplo, não é exatamente o mesmo do Instagram. Da mesma maneira, os conteúdos do Twitter não são indicados para as demais plataformas.

Conhecer as características de cada canal e adaptar a sua atuação a cada uma delas é fundamental para criar uma estratégia de marketing nas redes sociais e obter os resultados esperados.

Toda empresa está sujeita a cometer alguns dos erros em marketing digital que citamos neste artigo, por isso é importante aprender com as falhas e estar preparado para adaptar as estratégias.

Mas para ter êxito de verdade nas suas estratégias, contar com uma empresa especializada no assunto é fundamental. Para isso, entre em contato conosco! Temos as soluções mais recomendadas para a sua marca alcançar o sucesso no mundo digital.

Agora que você já conhece os erros em marketing digital que as empresas devem evitar, ficará mais fácil criar sua estratégia de marketing online. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia do Marketing.

Por Silvana Marques no site da Outz

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