Erros em marketing digital que as empresas devem evitar
Existem alguns erros em marketing digital que as empresas devem evitar a qualquer custo, caso desejem ter sucesso de verdade nas mídias online.
Podemos afirmar que o marketing digital ainda é uma estratégia recente e, portanto, desconhecida de grande parte das empresas, principalmente, as pequenas e mídias.
Por isso, é comum constatarmos que muitos empresários não saibam exatamente como implementar ações de divulgação online efetivas e cometam alguns erros no processo.
Se a sua empresa pretende investir no mundo digital, é preciso entender não apenas como as ferramentas e canais online funcionam, mas como o seu público se comporta nesse ambiente. Com isso, sua equipe evita focar em estratégias que não trazem o resultado esperado.
Os principais erros em marketing digital que as empresas devem evitar
Confira abaixo quais são os cinco principais erros em marketing digital que as empresas devem evitar e o que fazer para escapar destas armadilhas.
1 – Não definir as personas de marketing do seu negócio
O principal objetivo de qualquer estratégia de divulgação é estabelecer um canal de comunicação e relacionamento com o público. E isso não é possível sem definir as personas do seu negócio, um dos maiores erros em marketing digital.
Construída a partir de dados reais coletados em pesquisas de mercado, a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela reúne as principais características dos compradores, como interesses, hábitos de consumo e necessidades.
É a partir das personas que o time de marketing será capaz de produzir conteúdos e materiais que conversam diretamente com o público. Elas permitem conhecer exatamente o que o seu comprador quer e precisa, informações fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
2 – Não conhecer a jornada de compra dos seus clientes
Um dos grandes erros em marketing digital que as empresas devem evitar é o de começar suas ações online sem conhecer de verdade a jornada de compra do consumidor.
A internet revolucionou a maneira como as pessoas consomem informações e produtos. Se antes os negócios eram fechados pessoalmente, hoje quase todo o processo é feito através de dispositivos online.
O consumidor descobre que tem um problema ou necessidade, pesquisa por possíveis soluções, avalia as opções disponíveis e toma a sua decisão. Todo esse processo é chamado de jornada de compra do cliente e é fundamental conhecê-lo.
Se a sua empresa não entende em que estágio da jornada de compra o lead está, como será capaz de fornecer os conteúdos corretos no momento exato? Ignorar esse processo resulta em uma geração de leads e taxas de conversão mais baixas.
3 – Não dar a devida atenção à produção de conteúdo
Um dos pilares de qualquer estratégia de marketing digital é o marketing de conteúdo. É ele o responsável por atrair novos usuários e gerar leads, guiando os visitantes até o momento da compra.
Se a sua empresa não investe na produção de conteúdo com certa regularidade, é provável que esteja perdendo grandes oportunidades de negócio. Afinal, conteúdo relevante alimenta redes sociais, posiciona a marca nos mecanismos de busca e ajuda a empresa a se tornar referência de mercado.
Mas não basta apenas lotar o blog da empresa e os perfis em redes sociais com materiais aleatórios. A produção de conteúdo deve estar alinhada às personas do negócio, respondendo às suas dúvidas e oferecendo soluções para os seus problemas.
4 – Não aplicar as técnicas de SEO em seus conteúdos
Outro dos erros em marketing digital que as empresas devem evitar é não dar a devida atenção à otimização de sites para ferramentas de busca. Nos dias de hoje, o sonho de qualquer empresa é figurar em destaque entre as primeiras colocações nas buscas realizadas no Google.
Estar no topo do ranking ajuda os internautas a encontrarem sua marca com mais facilidade, atraindo leads e, consequentemente, vendas. Entretanto, são poucas as companhias que sabem como fazer isso corretamente.
Para destacar o seu site, loja virtual ou blog é necessário investir em SEO – Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca.
A otimização de conteúdo consiste em um conjunto de técnicas aplicadas aos conteúdos de sites e blogs para que suas páginas se destaquem nas páginas de respostas dos mecanismos de busca, como o Google.
Os textos e artigos da sua empresa precisam ser bem escritos, objetivos e oferecer algum valor para o visitante. Além disso, é importante identificar quais palavras-chave são mais buscadas pelo seu público e utilizá-las nos seus materiais para alcançar boas posições.
5 – Errar no uso das redes sociais
Não é possível falar em divulgação online sem citar as redes sociais. É nesses canais que grande parte do público procura e consome informação. Entretanto, um dos maiores erros em marketing digital cometidos pelas empresas é utilizá-las incorretamente.
Muitos empresários ignoram que cada rede social possui suas particularidades. O público que acessa o Facebook, por exemplo, não é exatamente o mesmo do Instagram. Da mesma maneira, os conteúdos do Twitter não são indicados para as demais plataformas.
Conhecer as características de cada canal e adaptar a sua atuação a cada uma delas é fundamental para criar uma estratégia de marketing nas redes sociais e obter os resultados esperados.
Toda empresa está sujeita a cometer alguns dos erros em marketing digital que citamos neste artigo, por isso é importante aprender com as falhas e estar preparado para adaptar as estratégias.
Mas para ter êxito de verdade nas suas estratégias, contar com uma empresa especializada no assunto é fundamental. Para isso, entre em contato conosco! Temos as soluções mais recomendadas para a sua marca alcançar o sucesso no mundo digital.
Agora que você já conhece os erros em marketing digital que as empresas devem evitar, ficará mais fácil criar sua estratégia de marketing online. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia do Marketing.
Por Silvana Marques no site da Outz