Erros mais comuns em e-mail marketing
Neste artigo vamos analisar os erros mais comuns em e-mail marketing e de que forma você além de evitá-los pode revertê-los em benefício de suas campanhas.
O e-mail é uma das coisas mais básicas que as pessoas fazem na Internet e por isso, criar campanhas de e-mail marketing deve ser bastante trivial, certo? Errado!
É impressionante a quantidade de e-mails que recebo todos os dias, inclusive de empresas grandes, contendo erros básicos de e-mail marketing. Fizemos uma lista com os erros mais comuns para que sua empresa possa evitá-los.
Você verá também algumas dicas de como reverter a situação nos casos de erros e, como é possível através de pequenas alterações, deixar suas campanhas de e-mail marketing mais assertivas.
Os erros mais comuns em e-mail marketing e como evitá-los
Apresentamos aqui a nossa lista dos principais erros em e-mail marketing, o que você pode fazer para evitá-los e como até mesmo pode revertê-los em benefício de suas campanhas.
1 – Não escolher bem o assunto da mensagem e do remetente
Um dos maiores erros em e-mail marketing é justamente não criar uma linha de assunto que estimule a abertura do e-mail. É daqueles erros que a gente simplesmente não pode aceitar, de tão primário que é.
Há quem diga que o mesmo tempo que se leva na produção de um texto deve ser gasto na elaboração do título. Com o excesso de informações a que temos sido submetidos, isso tende a se agravar cada vez mais.
Diariamente temos uma infinidade de posts, tweets e e-mails pra ler e precisamos fazer algum tipo de filtragem.
Normalmente são os títulos, e no caso dos e-mails os assuntos, que servem de base para essa seleção. Se o assunto não for atrativo, mesmo que o conteúdo seja de extrema qualidade, dificilmente chegaremos até lá.
A linha de assunto no e-mail marketing funciona como o gatinho para uma das ações mais importantes nesse canal, que é justamente a abertura da mensagem, por isso não dá para bobear nesta questão.
Vale se atentar também para o uso do nome do remetente da mensagem. Muitas empresas usam apenas “marketing”, “não-responda” e outros tipos de nome que não agregam em nada.
Se a pessoa que recebe já tem confiança na sua empresa, exibir o nome da empresa pode tornar a mensagem mais atrativa.
2 – Enviar apenas imagens como conteúdo
Outro dos erros mais comuns em e-mail marketing é envio de mensagens compostas exclusivamente por uma imagem, na tentativa de fugir dos bloqueis antispam.
O problema aqui é que a grande maioria dos servidores de e-mail usam como padrão atual o bloqueio de imagens, isso quando não qualificam mensagens neste formato como spam e as direcionam automaticamente para o lixo eletrônico.
Exigir um passo a mais para a visualização da mensagem, como por exemplo, clicar na autorização para exibir imagem, antes mesmo que as pessoas saibam qual é o conteúdo não vai ajudar em nada na conversão.
A solução é usar um código HTML e somente as imagens necessárias, sempre usando o atributo Alt, que funciona como uma legenda quando a imagem não é exibida.
3 – Escolher conteúdo irrelevante
O conteúdo é fundamental para o sucesso de um disparo. Em nosso último envio de e-mail marketing teve uma taxa de abertura de mais de 40% e dentre os que abriram, mais de 58% clicaram no link que estávamos divulgando.
É um número consideravelmente acima da média da indústria. O motivo para nós é claro: conteúdo! A base de assinantes poderá ser um ativo de grande importância para sua empresa, desde que bem trabalhada.
O e-mail oferece um contato mais profundo que as mídias sociais e pode ser muito útil no construção do relacionamento. Por isso, evite a auto promoção constante e pense em ser relevante para quem recebe.
Em casos de e-commerce, essa relevância pode ser ofertas extremamente personalizadas e baseadas no comportamento do leitor, como acontece na Amazon, por exemplo. Para empresas B2B, e-books, artigos, estudos de caso e palestras costumam ser boas pedidas.
É bom não se esquecer que o e-mail marketing é parte integrante de uma estratégia de Inbound Marketing bem elaborada, por isso, tenha sempre o foco em um conteúdo de qualidade para os seus clientes.
4 – Não construir uma base com opt-in
Esse item já foi exaustivamente comentado por diversos veículos nos último anos e o sentimento é que houve uma melhora geral. No entanto, ainda há muito abuso e até um pouco de “burrice”.
O envio de spam não só é ineficaz, como também é ilegal. Além disso, se muitas pessoas marcam o seu e-mail como SPAM, fica cada vez mais difícil chegar na caixa de entrada mesmo das pessoas que querem receber suas mensagem.
Ou seja, o e-mail marketing ainda é muito importante e deve ser utilizado, mas é imprescindível que se use uma base construída com opt-in e que o receptor tenha a opção de cancelar a assinatura a qualquer momento se não deseja receber mais suas mensagens.
Para complementar, em tempos de redes sociais, desagradar as pessoas que recebem o e-mail pode trazer muito mais dano à marca do que benefício com a ação.
5 – Não medir corretamente os resultados
Outro dos erros comuns em e-mail marketing é não mensurar os resultados de campanha de forma correta. Ainda existe muita gente que atribui o resultado de uma ação de e-mail marketing às taxas de abertura.
O primeiro erro é que a contagem da taxa de abertura é feita pelo carregamento de uma imagem, ou seja, se o usuário abriu o e-mail mas não autorizou a exibição de imagens, como mencionamos no primeiro item, as ferramentas consideram que o e-mail não foi aberto. Logo, essa informação não é nada precisa.
O segundo erro é que sua empresa não sobrevive de pessoas lendo seu e-mail. É preciso avaliar o quanto elas realmente realizaram a conversão na ação que sua empresa gostaria, como por exemplo, o download de um e-book, a realização de uma compra, o cadastramento em um web seminário e outros.
Se você não souber como avaliar o desempenho de suas campanhas de e-mail marketing de forma correta, não terá os subsídios para melhorá-las.
Como você pode ver, os erros mais comuns em e-mail marketing podem ser facilmente evitados e por isso, é interessante fazer uma revisão da sua estratégia para verificar se você está incorrendo em algum deles. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Acho que um dos erros mais comuns em e-mail marketing é justamente a falta de uma base bem segmentada. Ficar mandando mensagens para quem não tem a menor chance de se transformar em cliente real é uma completa besteira e desperdício d dinheiro.
Olá Luciano
É por aí mesmo. Saber como segmentas a lista de e-mails é um dos grandes trunfos para o sucesso de uma campanhas de e-mail marketing. Fora isso, é um “barata voa” de e-mail.