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Benefícios do Marketing de Relacionamento

Veja neste artigo quais são os benefícios do marketing de relacionamento, uma estratégia de marketing que cria laços entre a marca e seus clientes, ajudando a fidelizá-los.

Benefícios do Marketing de Relacionamento

Você conhece os benefícios do marketing de relacionamento? Sabe como esta estratégia pode ajudar a sua empresa a fidelizar seus clientes?

O relacionamento com o cliente é cada vez mais essencial para que uma empresa consiga fidelidade a sua base de clientes.

Em meio a muitas empresas que se consolidam, a concorrência exige que o empreendedor tenha mais cuidado ao lidar com seu cliente.

Seja antes da venda propriamente dita, no momento da venda e também no pós-venda, é preciso que o cliente se sinta abraçado pela empresa, se tornando o diferencial que criará um laço entre ambos a longo prazo.

A Customer Experience Impact fez uma pesquisa sobre as principais razões que um cliente se compromete com uma marca e os quatro motivos mais apontados foram relacionados às funcionalidades do marketing de relacionamento:

  • 73% por causa de funcionários amáveis ou serviço de suporte ao cliente
  • 55% pela rapidez na resposta para alguma dúvida ou ajuda
  • 36% pelas experiências personalizadas oferecidas pela empresa
  • 33% pela boa reputação da marca

Por isso, ter uma estratégia de marketing baseada em relacionamentos, que leve a divulgação boca a boca do seu produto ou serviço é tão importante no cenário dos negócios atualmente.

O que é marketing de relacionamento?

Quando uma empresa se propõe a vender, é necessário entender que o processo não acaba quando o dinheiro entra na conta, com isso entra o marketing de relacionamento, que significa relacionar com o cliente em todos os momentos do processo, que não se resume apenas na venda.

Um dos benefícios do marketing de relacionamento é que ele vai desde encantar, antes mesmo da empresa ser conhecida, até o pós-venda, que é um processo de acompanhamento, ajudando o consumidor em momentos de necessidade após efetivar a compra.

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Quando o processo de marketing de relacionamento for realizado o cliente se tornará o grande aliado da empresa, primeiramente sendo um cliente fiel e futuramente se tornando um defensor e propagador da marca em seu círculo social.

Redes sociais e marketing de relacionamento

Com o crescimento do número de pessoas que utilizam redes sociais, a empresa precisa se atentar em como se aproximar do cliente também no campo virtual.

Em publicações de redes sociais como Facebook e Instagram, é comum ver clientes em potencial comentando possíveis dúvidas sobre algum produto ou funcionamento da empresa.

Para fazer com que um cliente em potencial se torne de fato um consumidor, é importante responder os comentários de forma compreensível e que faça com que as dúvidas sejam respondidas.

Os riscos do marketing de relacionamento mal feito

Da mesma maneira que os benefícios do marketing de relacionamento devem ser ressaltados, é importante também deixarmos claros os riscos de um trabalho mal feito nesta área.

Cada vez mais o ato da venda se torna um processo inicial, vender é necessário, mas mais do que vender o marketing de relacionamento vai separar uma empresa normal de uma que terá a fidelidade do consumidor.

Quando não é feito o relacionamento ou realizado de maneira displicente, o marketing de relacionamento pode ter efeito contrário e o cliente pode se tornar o pior inimigo da empresa.

No momento em que alguém falar para esse consumidor sobre a marca, ele criticará e fará com que novos clientes não apareçam no círculo de amigos dele.

Com a internet e as redes sociais servindo como um portal de acesso entre cliente e empresa, muitos consumidores em potencial procuram análises de clientes que já compraram algo da marca nos comentários ou avaliações, muitos que ficam decepcionados com a empresa vão até as redes sociais e deixam avaliações baixas e comentários que desmotivam o consumidor em potencial.

Vale a pena investir no marketing de relacionamento?

Os números mostram o quanto satisfeito fica o cliente que tem um atendimento personalizado, com cuidados, proximidade, realmente como se fosse um relacionamento de amizade.

Com o marketing de relacionamento a tendência é aumentar o faturamento da empresa.

Agora que você já conhece os benefícios do Marketing de Relacionamento, o que acha de investir nesta estratégia? Deixe seu comentário e assine a Newsletter do Guia do Marketing.

Por Marcelo Bassani

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