Estratégias para aumentar sua lista de e-mail marketing
Conhecer quais são as principais estratégias para aumentar sua lista de e-mail marketing é um dos primeiros passos para o sucesso nesta que é uma das principais dimensões do marketing digital.
O envio de e-mail marketing tem se mostrado uma das melhores estratégias de marketing digital dos últimos anos. Engana-se quem acredita tratar-se de mídia morta.
Se o envio for bem segmentado então, a taxa de abertura de e-mails e a taxa de conversão, seja em uma loja virtual ou site de empresas prestadoras de serviços são muito boas.
Mas, fazer uma campanha de e-mail marketing não é apenas uma tarefa para um designer, que irá criar uma bela arte para o e-mail.
Existe uma etapa anterior a essa que é a de criação da base de dados. Muitas empresas compram este banco de dados, coisa que não é recomendado.
O ideal é que a sua própria empresa obtenha esta lista, seja utilizando o e-mail dos clientes, seja através das cinco estratégias a seguir ou mesmo de outra que você utilize.
Principias estratégias para aumentar sua lista de e-mail marketing
Vamos então ao que interessa. Confira abaixo algumas das principais estratégias para conseguir mais endereços de e-mail para a sua lista e aumentar o alcance das suas ações de e-mail marketing.
1 – Incentive a assinatura da sua Newsletter
Entre as estratégias para aumentar sua lista de e-mail marketing, a mais óbvia é justamente incentivar a assinatura da sua Newsletter.
No livro Guia Definitivo de E-mail Marketing, de DJ Waldow w Jason Falls, os autores, já no primeiro capítulo declaram que “O segredo o e-mail marketing está no aumento da lista”.
Por isso, a primeira coisa a ser feita é colocar imediatamente “Receba Nossa Newsletter” em uma posição estratégica do seu site. Isso irá ajudar a aumentar sua lista de e-mail marketing.
As pessoas que gostarem do seu site ou mesmo aquelas que tem interesse no seu produto ou serviço, mas que no momento não podem adquiri-lo, certamente irão se cadastrar.
2 – Ofereça algum tipo de conteúdo em troca do endereço de e-mail
Uma das estratégias para aumentar sua lista de e-mail marketing mais antiga, e que tem dado muito certo é criar algum conteúdo “gratuito” dentro do site de sua empresa que agregue algo ao visitante.
Quando menciono gratuito entre aspas é porque para baixar, assistir, ler ou então usar este serviço, o visitante será obrigado a preencher um cadastro com o nome e o e-mail.
Este conteúdo poderá ser um e-book, um vídeo, um artigo especial, um manual de como fazer algo, etc. Porém, este conteúdo precisa ser de boa qualidade, senão as pessoas não sentirão vontade de obtê-lo.
A vantagem desta estratégia é que ela permite uma segmentação da base de e-mails bem melhor, pois ao fazer o cadastro capa consumir o conteúdo, o visitante já dá um forte sinal de interesse, tornando-se um lead altamente qualificado.
3 – Captação de e-mails em lojas físicas
Se você tiver uma loja física, oriente os vendedores para capturar os e-mails dos clientes ou mesmo dos não clientes.
O vendedor poderá, por exemplo, solicitar o e-mail dos clientes no momento da compra através do preenchimento de uma ficha de cadastro de contato, uma ação muito comum hoje em dia. Caso ele se recuse, não insista.
Para as pessoas que apenas olharem os produtos, mas não comprarem, ofereça algum brinde em troca do e-mail e diga que ela irá receber novidades e promoções da loja. Só não se esqueça de cumprir o prometido.
4 – Participação em feiras e eventos
Outra boa dica para aumentar a sua lista de e-mail marketing é aproveitar a participação da sua empresa em feiras e eventos.
Caso você esteja expondo seus produtos ou serviços em feiras, não deixe de capturar os e-mails dos visitantes do seu stand que demonstrarem algum interesse.
Hoje em dia, existem até coletores de dados que podem ser utilizados para capturar os dados das pessoas que passam nos stands através do código de barras impresso no crachá de credencial.
5 – Parceiras estratégicas
Parcerias são sempre bem-vindas em qualquer tipo de negócio. E quando o assunto é estratégias para aumentar a sua lista de e-mail marketing, elas também são boas alternativas.
Digamos, por exemplo, que você é dono de uma clínica de estética. Você poderá fazer uma parceria com uma loja de roupas femininas e promover um sorteio de algum serviço de sua clínica.
Para isso, monte um pequeno stand dentro desta loja e cadastre as clientes que chagarem na loja. Isto pode ser um ótimo negócio para ambas as empresas.
A clínica estará aumentando sua base de e-mails e a loja estará indiretamente sorteando um tratamento grátis.
Agora que você já conhece as estratégias para aumentar a sua lista de e-mail marketing, é apenas uma questão de colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.