Os salários em marketing digital no Brasil e suas tendências
Apesar da crise, os salários em marketing digital continuam em uma trajetória de alta, o que vem animando muitos profissionais que estão entrando agora no mercado de trabalho, assim como aqueles que resolvem dar uma nova orientação para suas carreiras.
Enquanto outros setores econômicos amargam um achatamento dos salários, o marketing digital e áreas afins, passam por um momento de relativa estabilidade e até mesmo elevação na remuneração para aos profissionais da área.
Os motivos para este comportamento dos salários em marketing digital são muitos, e entre eles cabe destacarmos alguns:
- Maior número de empresas buscando um posicionamento no mundo digital
- Demanda do mercado superior à oferta de profissionais
- Carência de profissionais de marketing digital qualificados
Somente estres três itens já criam o ambiente perfeito para que os salários de marketing digital se mantenham em alta mesmo durante um momento econômico tão difícil quanto o que estamos atravessando.
Cada vez mais empresas buscam o marketing digital
Um dos fatores que vem pressionando os salários em marketing digital é o volume cada vez maior de empresas que buscam divulgas sua marca, produtos ou serviços através dos diversos canais online.
Como diz o ditado, antes tarde do que nunca. Finalmente as pequenas e médias empresas no Brasil descobriram que se não tiverem uma presença sólida na Internet estarão correndo o sério risco de a médio prazo estarem totalmente fora do mercado.
Isso vem provocando uma verdadeira corrida às agências de marketing digital e também a profissionais freelancers que atuam na área. Como consequência, o mercado vem demandando cada vez mais mão de obra qualificada.
Como esta demanda não encontra vazão, em função da escassez de mão de obra, a consequência é uma forte pressão sobre a remuneração dos profissionais de marketing digital e uma disputa cada vez maior por aquele mais qualificados.
Faltam profissionais de marketing digital qualificados
Outro fator que vem pressionando os salários em marketing digital em, em todas as suas especializações, como marketing de busca, mídias sociais ou marketing de conteúdo, é a carência de profissionais realmente qualificados.
No Brasil, como também no resto do mundo, o marketing digital foi crescendo de forma meio amadora, sem que houvesses cursos formais e com muita gente se virando como autodidata, lendo aqui e ali, testando e aprendendo.
No cenário atual a coisa é bem diferente. As técnicas e ferramentas já estão consolidadas e podemos contar com um bom número de cursos de marketing digital, inclusive aqui no Brasil.
O problema é que existe ainda muita gente que acredita que aprender marketing digital seja algo intuitivo, o que sabemos que não é, ou que possa aprender somente através da leitura de algumas publicações em sites especializados.
As empresas buscam cada vez mais por profissionais qualificados na gestão de marketing, com uma boa formação acadêmica de base, como um diploma em marketing ou outras carreiras na área de comunicação, e também cursos de especialização reconhecidos pela sua qualidade.
Para Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing, escola especializada em cursos de marketing digital, o mercado brasileiro está cada vez mais exigente. “As empresas perceberam que marketing digital é coisa séria e que no momento atual, não há mais espaço para improvisos e amadorismo. Isso vem fazendo com que as vagas em marketing digital exijam cada vez mais capacitação dos candidatos” afirma Alberto.
A afirmação do consultor é facilmente comprovada a se pesquisar em sites especializados em vagas de trabalho nesta área. Os salários em marketing digital mais valorizados, são justamente aqueles que exigem um maior número de capacitações.
Ou seja, o profissional de marketing digital precisa ser multidisciplinar e também multitarefa.
Com a evolução das técnicas e ferramentas utilizadas pelas marcas em busca de uma maior exposição no ambiente online, é de se esperar que uma das principais tendências para o setor é exigir profissionais cada vez mais capacitados, o que também contribuirá para uma elevação dos salários.
O fator escassez dita os salários em marketing digital
Essa carência de profissionais de marketing digital realmente qualificados tem levado inclusive a distorções de salários regionais. Os salários de marketing digital do Rio de Janeiro e os salários de marketing digital em São Paulo, por exemplo, apresentam uma forte diferença.
Enquanto no Rio de Janeiro, um analista de marketing digital tem um salário médio de R$ 1.723, o mesmo profissional em São Paulo ganha em média R$ 3.393, para executar o mesmo trabalho, uma diferença de mais de 95% segundo informações do site Adzuna.
A explicação para esta distorção é simples. O número de empresas e agências que buscam por profissionais de marketing digital em São Paulo é muito maior do que no Rio. Com uma demanda não saciada, é natural que os salários de marketing digital sejam mais elevados.
Como parâmetro geral, podemos tomar como base a média salarial dos profissionais de marketing digital, calculada pelo Sistema Nacional de Empregos – Sine, que aponta um valor de R$ 3.126,07 como remuneração para este tipo de profissional.
Tendência dos salários em marketing digital
Em um mercado em franca expansão e extremamente dinâmico como o do marketing online, a tendência dos salários dos profissionais de marketing digital é de continuidade de sua escalada ascendente, o que é um ótimo sinal para estudantes que pretendem abraçar esta carreira em marketing digital.
Para os profissionais que estão pensando em um reposicionamento no mercado de trabalho, o momento também não poderia ser melhor, pois irão encontrar um mercado ávido por bons profissionais e a experiência, neste caso, também conta como um diferencial.
Para se manter atualizado sobre assuntos como os salários em marketing digital no Brasil e outros relativos a esta carreira, assine a nossa Newsletter.