Perfil do profissional de marketing digital
Conhecer o perfil do profissional de marketing digital interessa tanto que está pensando em abraçar a carreira quanto para empresas que estão em busca deste tipo de profissional.
Por ser uma profissão relativamente recente, é natural que existam ainda muitas dúvidas a respeito, o que as vezes deixa confuso quem deseja seguir esta carreira e também empresas, que não conhecem detalhes sobre o perfil do profissional de marketing digital.
Por isso a equipe do Guia do Marketing apresenta neste artigo, uma visão bastante completa sobre o perfil do profissional de marketing online, a formação necessária, carreira, cargos e salários, além de mostrar quais são as habilidades necessárias e os locais onde o profissional da área é requisitado.
Dividimos o artigo em quatro tópicos:
Conhecendo as questões que envolvem a formação de um profissional de marketing digital e qual o perfil deve-se buscar, esperamos facilitar a vida tanto de estudantes quanto de empresas que buscam por estes profissionais.
1 – A formação de um profissional de marketing digital
Em primeiro lugar vamos falar sobre a formação de um profissional de marketing digital, etapa fundamental para a construção de uma carreira em marketing digital.
É fundamental que o profissional de marketing digital possua formação superior em áreas relacionadas ao marketing e propaganda como marketing, publicidade e jornalismo, comunicação social ou relações públicas.
De nada adianta conhecer as ferramentas do marketing online se o profissional não conhece os conceitos que estão por trás do processo de comunicação.
Por isso, uma boa faculdade na área é fundamental na formação de um profissional de marketing digital realmente qualificado.
Não existem ainda cursos de graduação específica em marketing digital, e por isso é necessário que o profissional tenha cursos especializados na área, onde ele adquire os conhecimentos necessários para trabalhar com as ferramentas e estratégias de marketing digital disponíveis hoje em dia.
Além disso, é também desejável que o perfil do profissional de marketing online apresente também cursos de pós graduação ou MBA específico para o exercício da profissão.
2 – O mercado de trabalho em marketing digital
Em meio à crise que se abateu sobre o país, a demanda por profissionais de marketing digital tem sido crescente, já que muitas empresas apostam na Internet para conseguir superar os efeitos da crise sobre seu faturamento e programas de expansão.
Por isso, temos atualmente um cenário de oportunidades crescentes para quem resolve apostar neste mercado.
A Internet é considerada uma ferramenta fundamental para as empresas que desejam vender seus produtos e serviços.
Mesmo sem uma atuação de venda direta pela internet, como no caso das lojas virtuais, é fundamental para qualquer negócio hoje em dia ter uma presença online.
Seja através de um site corporativo, redes sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram ou Twitter, o fato é que a empresa que estiver fora do universo online estará em sérias complicações.
Para que a presença online da marca seja eficiente, as empresas buscam por profissionais cada vez mais capacitados para o gerenciamento de sua imagem na Internet e mensurar os resultados das diversas campanhas.
Em um mercado cada vez mais competitivo, o perfil do profissional de marketing digital também vem passando por mudanças. As exigências para se conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho são cada vez maiores.
As habilidades do profissional de marketing digital não ficam mais restritas a técnicas e ferramentas. É exigido cada vez mais o conhecimento em outras áreas do conhecimento humano, como forma de reforçar os conhecimentos técnicos específicos de marketing.
Seja para atuar como colaborador em uma agência, ou como um freelancer de marketing digital, o profissional atualmente precisa ser completo.
Um bom profissional de marketing é multidisciplinar, se adapta muito bem ao trabalho em equipe e precisa saber de tudo um pouco.
Na verdade o perfil do profissional de marketing digital vem se transformando, na medida em que novas tecnologias surgem e o marketing online evolui.
3 – Áreas de atuação do profissional de marketing digital
Como dito anteriormente, o perfil do profissional de marketing digital precisa ser o mais amplo possível, pois atuando de forma interdisciplinar, o marketing digital envolve áreas como:
- Análise do comportamento do consumidor
- Bussines Intelligence
- Gestão do relacionamento com o cliente
- Comércio eletrônico
- Otimização de sites para ferramentas de busca
- Ferramentas de links patrocinados
- Gestão de conteúdo
- Redes sociais
- E-mail marketing
- Monitoramento de resultados
Os profissionais de marketing digital são os responsáveis pelo planejamento e gestão da estratégia online, atuando na prospecção de leads e vendas, fazendo a análise de mercados e tendências.
Além disso é este profissional que oferece suporte consultivo gerencial, ajudando na identificação de novas oportunidades de produtos e serviços, baseado nas informações que recolhe diariamente no ambiente digital.
4 – Cargos e salários em marketing digital
Vistos os principais pontos do perfil do profissional de marketing digital, é hora de termos uma ideia de cargos e salário. Basicamente, podemos distribuir as funções em marketing digital em quatro níveis.
Assistente de Marketing Digital
Este é o profissional que é responsável por desenvolver a parte de prospecção em canais digitais, fazer a atualização de redes sociais e áreas de conteúdo como, por exemplo, o blog da marca.
- A remuneração de um assistente de marketing digital fica entre R $ 1.400 e R $ 1.600.
Analista de Marketing Digital
Este é o profissional que desenvolve ações focadas no relacionamento com prospects e clientes em diferentes canais digitais. Além disso, é ele quem atua na área, o que coloca a mão na massa mesmo, analisa o mercado a sua volta para manter-se atualizado sobre as mais recentes ferramentas disponíveis.
- A remuneração de um analista de marketing digital fica entre R$ 2.200 a R $ 2.800 e é uma das áreas onde há uma grande oferta de vagas, como você pode ver na nossa seção de vagas para analista de marketing digital.
Coordenador de Marketing Digital
É o profissional responsável pela elaboração do planejamento e programação a ser implementada pela equipe. É também função dele mensurar o desempenho de cada um dos canais envolvidos nas ações e acompanhar a performance das diversas ações através das ferramentas de web Analytics, como o Google Analytics, por exemplo.
- O salário de um coordenador de marketing digital fica entre R$ 3.600 e R $ 4.200.
Gerente de Marketing Digital
Nesta função, o profissional de marketing digital será responsável pela criação da estratégia que será colocada em prática por sua equipe, dá suporte, analisa cenários, acompanha as métricas e KPIs e realiza ajustes para melhorar o desempenho das campanhas.
É também responsabilidade do gerente de marketing digital identificar novas oportunidades para a empresa tanto em novos canais como em ferramentas, uma característica do perfil do profissional de marketing digital que não pode faltar, em praticamente nenhuma das funções.
- A remuneração de um gerente de marketing digital fica entre R$ 4.600 a R$ 6.000.
Os números relativos à remuneração de cada um dos cargos são apenas uma referência, já que os salários em marketing digital no Brasil oscilam bastante, dependendo da região.
Para complementar esta leitura, sugerimos que você acesse também um outro artigo publicado aqui em nosso blog, onde falamos sobre as Carreiras em Marketing Digital. Vale a pena conferir!
Conhecendo o perfil do profissional de marketing digital ajudará você, seja estudante ou recrutador, a fazer escolhas mais precisas. mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia do Marketing.