Opções de carreira em Marketing Digital
As opções de carreira em Marketing Digital crescem a cada dia, acompanhando a dinâmica de um mercado irrequieto e em rápida expansão nos últimos anos.
As ações de Marketing no meio digital têm mudado as estratégias de atuação de muitas empresas, e com isso, a procura por profissionais de marketing digital qualificados tem sido crescente no mercado de trabalho.
Para quem concluiu o curso de Marketing, ou outro qualquer na área de comunicação, e está em busca de oportunidades, existe a opção de investir nesta carreira através de uma especialização em Marketing Digital.
Os especialistas devem saber muito mais do que a teoria, precisam ter estratégias e planejamento de comunicação e vendas que conectem pessoas e empresas no mundo virtual.
Por isso, os empregadores têm apostado cada vez mais nos serviços desses profissionais, que oferecem propostas de serviços diversos e segmentados de acordo com as necessidades de cada cliente.
A carreira em Marketing Digital oferece uma perspectiva de bons salários, além de oferecer diversas opções de oportunidade de trabalho.
Nesse mercado carente de bons profissionais e, ao mesmo tempo, com a competição cada vez mais acirrada, é preciso considerar alguma opção de carreira e escolher um caminho a seguir.
5 opções de carreira em marketing digital
É claro que existem diversas opções de carreira em marketing digital, mas vamos listar aqui cinco oportunidades em áreas relativamente novas que possuem um elevado potencial.
1 – Produção de Conteúdo
Uma das opções de carreira em marketing digital mais promissora no momento é a do produtor de conteúdo web. O Produtor de Conteúdo é praticamente o porta-voz da marca ou pessoa.
Ele é responsável por levantar os assuntos de interesse do público-alvo, e produzir diversos formatos de conteúdo, e pensar no melhor canal para publicá-los.
O profissional dessa área tem boas noções de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, para que o conteúdo produzido e divulgado seja encontrado por ferramentas de busca como o Google.
Para atuar com produção de conteúdo, é preciso estar sempre antenado ao que está acontecendo no mundo. Ter noções de CRM – Customer Relationship Management, é um diferencial para esse profissional.
O marketing de conteúdo é uma das principais tendências do marketing digital para os próximos anos, e por isso, investir em uma carreira nesta área, seja como colaborador de uma agência, ou como freelancer de conteúdo web, é uma ótima alternativa.
2 – Redes Sociais
O Analista de Redes Sociais é o profissional encarregado de gerenciar todos os canais da empresa ou pessoa nas mídias sociais. Ele atua como produtor de conteúdo para as redes e acompanha os resultados dessas publicações.
O analista de redes sociais precisa conhecer a fundo a metodologia de planejamento estratégico de campanhas neste canal, e é essencial que domine as ferramentas disponíveis nas diversas mídias como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e blogs.
Além da habilidade em se relacionar e estar antenado a todas as tendências da internet, o analista de mídias sociais sabe, também, identificar os melhores horários de publicação para cada canal, tipos de conteúdo que performam bem, e como construir a relevância nesses meios e se comunicar com o público do nome ou marca que representa.
Com base nesse diálogo, tira informações para a criação de postagens, que podem ser com imagens, vídeo, textos e o maior número de recursos possível para conseguir bons resultados.
Com a demanda cada vez maior nessa área de marketing hoje em dia, entre as opções de carreira em marketing digital, essa é uma que vem atraindo cada vez mais profissionais e também abrindo um ótimo mercado para os freelancers de redes sociais.
3 – Social CRM
O Social CRM é, basicamente, o casamento, bem sucedido, entre o BI e o Produtor de Conteúdo. A sigla CRM significa Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente, e refere-se a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias com foco no cliente
Desde pequenas empresas e Startups até médias e grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com os clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividades de suas campanhas de captação de novos clientes.
4 – User Experience
O papel do User Experience – Experiência do Usuário, dentro de uma equipe é identificar como pensa o usuário, traduzir para um conjunto de atributos composto por tecnologia, design, conteúdo e arquitetura da informação e alinhar tudo isso com o negócio.
Ou seja, é otimizar a experiência do usuário com a marca, produto ou serviço. O que se espera desse profissional é que seu trabalho seja capaz de otimizar a conversão.
5 – Business Intelligence
O Business Intelligence, também conhecido pela sigla BI, tem um papel importante em um negócio e, entre as opções de carreira em marketing digital, é uma ótima aposta.
Esse profissional é analítico, com bom raciocínio lógico, habilidades com números, planilhas, coleta, análise e manipulação de dados, ele constrói as informações e gera os insights que a área precisa para criar e\ou otimizar suas campanhas.
Tradicionalmente, profissionais da área de Exatas costumavam ocupar a posição de BI em uma empresa, mas isso está mudando, já que estas habilidades são cada vez mais requisitadas no perfil de um profissional de marketing digital.
Com o surgimento frequente de novas tecnologias e ferramentas, novos recursos de aprendizado também estão disponíveis para que profissionais de diversas áreas aprendam e se aperfeiçoem.
Sugerimos que para complementar as informações contidas nesta matéria, você acesse a nossa seção de artigos sobre Carreira em Marketing Digital, onde encontrará diversos artigos a respeito.
Com estas opções de carreira em marketing digital, acreditamos que você possa expandir o seu leque de alternativas e escolher a área que realmente mais lhe atrai. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia do Marketing.
Com informações de Adriele Oliveira no site Educa Mais Brasil