O que são Digital Influencers e seu papel no marketing
Se você não sabe o que são Digital Influencers, não há por que se preocupar. O conceito é relativamente recente e por isso é comum ver pessoas perdidas em relação ao assunto.
Nos últimos tempos a expressão Digital Influencer vem se tornando muito comum, mas em alguns casos o adjetivo tem sido usado ou interpretado de forma errada.
Com o crescimento das redes sociais e o impacto que elas provocam no processo decisório das pessoas, algumas pessoas passaram a se intitular “digital influencers” como uma maneira de se destacarem e de conseguirem uma relevância, seja ela social ou profissional, que muitas vezes não lhes é devida.
Por ausência de referências técnicas caímos então no dilema de definir o que são digital influencers de verdade e quem está na verdade só o que costumo chamar de “fazendo espuma” nas redes sociais. Quem realmente influência o mercado e quem está apenas fazendo um show?
Você que saber então quem são os digital influencers de verdade e quem são os falsos influenciadores?
Existem critérios bem técnicos e coerentes para definir quem é quem no universo online e eu convido você a acompanhar o raciocínio.
Definindo de forma técnica o que são digital influencers
Segundo definição da Wikipédia, um digital influencer seria:
“Pessoas, personagens, marcas ou grupos que se popularizam em redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e outras, gerando conteúdo, gerando um público massivo que acompanha cada uma de suas publicações e eventualmente compartilham com outras pessoas” – Wikipédia
A definição é tecnicamente válida, mas é necessário avaliar e principalmente quantificar essa questão de ser ou não um digital influencer.
- Somos todos digital influencers ou não?
- O que é um digital influencer do ponto de vista técnico?
- Existe uma forma de medir o grau de influência digital de uma pessoa ou marca?
- Como se tornar um digital influencer de verdade?
Vamos então discutir esses pontos e definir exatamente o que é um digital influencer e o que é simplesmente “espuma midiática” aproveitando a onda das redes sociais.
Todos nós somos de alguma forma influenciadores digitais
Uma das principais características da Internet é justamente ser um território livre, ou seja, todo mundo com acesso à rede a partir de um computador ou dispositivo móvel conectado pode usá-la livremente.
Junto com essa facilidade de comunicação, vieram as redes sociais, que atualmente proporcionam uma exposição muito grande a qualquer pessoa que tenha criado um perfil, página ou canal nas diversas opções de redes disponíveis.
Como seria natural supor, é importante para estes perfis, conquistarem uma grande audiência cativa para se destacarem dos literalmente outros bilhões de perfis existentes e se tornarem relevantes em exercerem influência sobre o assunto que abordam em suas postagens.
Como essa audiência é em sua grande maioria, e de uma forma ou de outra conivente com as opiniões expressas por estes perfis, pode-se então dizer que qualquer pessoa que possui um perfil nas redes sociais, é sim, de certa forma um influenciador digital.
O problema para definirmos quem são os digital influencers é a amplitude dessa influência e de que forma ela se materializa e se quantifica. Por definição, todos nós somos digital influencers de alguma forma.
Cai, portanto, um dos grandes argumentos daqueles que se auto qualificam como “digital influencers”. Eles não são únicos e muito menos pessoas especiais. São apenas pessoas expressando suas opiniões e conceitos para uma audiência maior.
É claro que a audiência que possuem faz alguma diferença, mas o número desta audiência não significa necessariamente a concordância em relação às opiniões e conceitos emitidos e muito menos a capacidade de moldar opiniões.
No livro Influencer – Construindo sua marca pessoal na era das mídias sociais, a autora, Brittany Hennessy mostra que influência se constrói atravez de conversas e não de números.Livro
Tecnicamente o que vem a ser um digital influencer?
Passando para o ponto de vista técnico, um verdadeiro digital influencer é aquela pessoa ou marca, que através de seu conteúdo consegue influenciar de alguma forma a maneira que seus seguidores nos meios digitais encaram e consideram determinadas questões ou conceitos.
Tomando-se este conceito como base, alguns dos argumentos destes supostos digital influencers caem por terra. Será que o fato de terem muitos seguidores ou fãs significa que estas pessoas são realmente influenciadas pelas opiniões divulgadas?
Será que esse elevado número de “Seguidores” ou “Fãs” não são apenas espectadores de um show, muitas vezes até mesmo bizarro? Como avaliar esta influência? Haveria um número indicador da real influência destes perfis?
Sim, e este indicador é o alcance de suas publicações e grau de engajamento de seus canais nas redes sociais. O quanto ganha um digital influencer é determinado por estes indicadores técnicos.
Para ganhar dinheiro nesta atividade, divulgando produtos e serviços de empresas, é essencial que o perfil ou canal apresente indicadores de alcance e engajamento elevados seja qual for a rede social.
Como avaliar um digital influencer?
É preciso deixar claro que uma avaliação de quem são os digital influencers não pode ser precisa. Afinal de contas, estamos falando de pessoas e não apenas de curtidas, número de fãs ou seguidores. Você conhece coisa mais imprecisa do que o ser humano?
Além disso, o maior desafio é que quando trabalhamos com marketing nas mídias sociais, por uma questão de coerência e avaliação de resultados, precisamos sim de um indicador técnico para avaliar os milhões de perfis existentes hoje em dia nos diversos canais.
No caso do Facebook, podemos analisar o grau de engajamento de uma determinada página. No caso do Instagram isso também é possível. No caso do Twitter, uma simples regra de três também define o verdadeiro grau de influência de um perfil.
E como fazemos para avaliar de uma forma mais ampla quem são os verdadeiros digital influencers? Quem realmente “faz a terra tremer” quando publica alguma coisa em suas redes sociais e que na verdade só “faz espuma” em seus posts?
Uma das máximas da web análise é justamente não confiar em uma única métrica, mas sim, confronta-la com outros indicadores para se obter a validação da informação. Em temos de métricas, podemos garantir que não existe verdade absoluta.
Como se tornar um digital influencer de verdade?
Uma vez definido o que são digital influencers, podemos então falar sobre como se transformar em uma verdadeira referência nas redes sociais e outras plataformas online, o sonho de muita gente e marcas nos dias de hoje.
Em primeiro lugar, para se transformar em um verdadeiro formador de opinião na Internet você precisa trabalhar a base do seu conhecimento, expondo não apenas opiniões, mas principalmente os conceitos que as fundamentam.
Comece este trabalho criando um site ou blog pessoal onde você exponha as suas ideias, conceitos e princípios. O blog no marketing pessoal exerce uma função importantíssima na criação da sua imagem online.
Obviamente será necessário produzir conteúdo e é fundamental que ele seja bem estruturado e baseado em uma estratégia macro de marketing pessoal na Internet. Criar um blog para não agregar valor a seus visitantes é pura perda de tempo.
O segundo passo é ter uma boa estratégia de marketing nas mídias sociais que dê suporte e amplifique o conteúdo publicado em seu site ou blog. É o que chamamos de trabalho de construção de autoridade, tanto do ponto de vista de conteúdo como também de marketing de relacionamento nas redes sociais.
Acredito que o verdadeiro caminho para quem deseja saber como ser um digital influencer seja pensar na noz antes de pensar na casca. O conteúdo será sempre mais importante que a forma.
Agora que você já sabe o que são digital influencers, poderá distinguir mais facilmente quem realmente faz a diferença em seu mercado de atuação e quem está por aí só fazendo espuma. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing