O que é Taxa de Abertura de E-mail
Se você ainda não sabe o que é Taxa de Abertura de E-mail e como analisar esta métrica, vai encontrar neste artigo uma ótima fonte de informações.
Em um disparo de e-mails, o importante, obviamente, que as pessoas leiam a sua mensagem, e é claro que para isso elas clique nos e-mails que recebem em suas caixas para abri-los.
É justamente essa ação que chamamos de Taxa de Abertura de E-mails, uma das principais métricas em e-mais marketing.
O cálculo da taxa de abertura de e-mails é simples, basta que você divida o total de contatos que abriram o e-mail em suas caixas de mensagem pelo número total de e-mails enviados em suas campanha de email marketing, excluindo-se deste cálculo, os Bounces.
Em termos práticos, uma taxa de abertura de e-mails de 35% significa que, de cada 100 e-mails entregues, trinta e cinco foram visualizados.
Entre as métricas em e-mail marketing, esta é uma das mais importantes, pois esta ação é o primeiro passo para o início da comunicação neste canal.
Fatores determinantes da taxa de abertura de e-mails
Além de saber o que é Taxa de Abertura de E-mail, é preciso saber também quais são os elementos de suas campanhas de e-mail marketing que impactam diretamente sobre esta métrica, para poder refinar a sua estratégia de marketing neste canal.
Mesmo que de forma inconsciente, os destinatários de mensagens de e-mail fazem uma análise inicial, ainda na lista de e-mails recebidos em suas caixas de mensagens, para determinar quais deles serão ou não lidos.
Através de diversos parâmetros que iremos analisar abaixo, as pessoas decidem quais são aquelas mensagens que efetivamente despertaram interesse e aquelas que não são interessantes.
Identificação do remetente
A reputação da marca é o primeiro fator que influencia a confiança da pessoa que receberá a sua mensagem para abri-la.
O endereço de e-mail precisa conter a indicação da marca em sua estrutura, como por exemplo, contato@suaempresa.com.br.
Linha de assunto do e-mail
Você certamente já recebeu e-mails com linhas de assunto assuntos com uma abordagem do tipo Aproveite já!!, Desconto de x% – Não perca!!, MELHORES PROMOÇÕES!!!!. A pergunta é: Você ainda abre esse tipo de mensagem?
Se for remetido por uma marca de confiança talvez dê o benefício da dúvida, mas a verdade é que esta abordagem é ultrapassadas, pois hoje em dia as pessoas enxergam estas mensagens com bastante desconfiança.
A linha de assunto de uma mensagem de e-mail é um dos elementos mais importantes neste tipo de divulgação, tanto é que o livro Guia Definitivo de E-mail Marketing, os autores consideram este o elemento mais importante de todos em uma mensagem.
Para saber mais sobre a importância deste elemento de um disparo de e-mail marketing, sugerimos que você leia o nosso artigo Linha de Assunto Eficiente em E-mail Marketing.
Segmentação
É óbvio que segmentar a nossa base de dados nos ajuda a concentrar os nossos esforços naqueles que verdadeiramente vão querer abrir e ler aquilo que temos para lhes enviar!
Enquanto apreciador de futebol gostaria que a newsletter de uma marca de desporto que recebo me enviasse exclusivamente conteúdos e ofertas sobre essa modalidade.
Se a marca insistir em enviar-me material de ciclismo, golfe e natação tudo numa newsletter o mais natural será acabar por me desinteressar…não é verdade? E você?
Algumas referências sobra a taxa de abertura de e-mails
Uma dúvida comum entre as pessoas que buscam saber o que é taxa de abertura de e-mails e suas referências, é se existe uma taxa padrão para o mercado.
O fato é que não existe um número único e padrão. A taxa de cliques pode variar de acordo com o setor de atuação da empresa.
Para que você possa ter pelo menos uma base inicial para fazer a comparação, apresentamos algumas taxas informadas pela E-Goy, empresa espacializada no envio de e-mail marketing.
Comércio e serviços
- Taxa média de abertura:9
- Variação de 2%, base de 7% e topo de 11%
- Taxa média de clique:14%
- Variação de 2%, base de 12% e topo de 16%
Alimentação
- Taxa média de abertura: 19%
- Variação de 5% – Base de 14% e topo de 24%
- Taxa média de Cliques: 21%
- Variação de 5% – Base de 16% e topo de 26%
Imobiliárias
- Taxa média de abertura: 7%
- Variação de 5% – Base de 2% e topo de 12%
- Taxa média de Cliques: 14%
- Variação de 5% – Base de 9% e topo de 19%
Editoras e Livrarias
- Taxa média de abertura:13%
- Variação de 7% – Base de 6% e topo de 20%
- Taxa média de cliques:15%
- Variação de 7% – Base de 8% e topo de 22%
Bares e Restaurantes
- Taxa média de abertura:25%
- Variação de 7%, base de 16% e topo de 30%
- Taxa média de cliques:14%
- Variação de 9%, base de 5% e topo de 23%
Automóvel
- Taxa média de abertura: 24%
- Variação de 5%, base de 19% e topo de 29%
- Taxa média de clique:19%
- Variação de 5%, base de 14% e topo de 24%
Meios de comunicação
- Taxa média de abertura:13%
- Variação de 6%, base de 7% e topo de 19%
- Taxa média de clique:16%
- Variação de 6%, base de 10% e topo de 22%
Realize testes
Sabendo o que é Taxa de Abertura de E-mails e quais os fatores que influenciam esta métrica, talvez você esteja se perguntando se existe uma fórmula mágica para melhorar esta métrica. Sinto informar que não.
Na mesma área de negócio, a forma como reagimos às newsletters que recebemos, pode variar em função dos fatores que apresentamos aqui. Para o ajudar, existem ferramentas que permitem automatizar esse teste.
Uma das opções é a realização de testes A/B em e-mail marketing, onde avaliamos o desempenho de duas versões da mensagem para determinar qual delas apresenta a melhor resposta.
Agora que você já sabe o que é Taxa de Abertura de E-mail, poderá analisar o desempenho de suas campanhas de e-mail marketing de forma bem mais profissional. Mantenha-se atualizado em relação às técnicas de e-mail marketing e tudo mais que acontece no marketing digital, assinando a nossa Newsletter.
Por Hugo Pascoal
Olá pessoal
Muito bom o post sobre o que é taxa de abertura de e-mail. Essa, para mim, é uma das taxas mais importantes deste canal.
Olá Jair
Concordamos plenamente com você. A taxa de abertura de e-mails é sem sombra de dúvida uma das métricas mais importantes nas campanhas de e-mail marketing, pois sem a abertura da mensagem, não se completa o processo de comunicação.
Um grande abraço e sucesso!