Novidades no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio, ferramenta gratuita do Google para divulgação de empresas está lançando algumas novidades, que vão agradar muito, principalmente os pequenos e médios empreendedores.
Uma pesquisa pela Provokers mostrou que 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços de pequenas e médias empresas antes de efetivar a compra. Estar nessa vitrine, portanto, é fundamental para os negócios.
Em 2016, o aplicativo Google Meu Negócio facilitou a entrada das pequenas e médias empresas nessa jornada digital, registrando no último ano crescimento de 32% no seu uso por empresários brasileiros.
A ferramenta é uma forma simples e empresa para quem deseja divulgar um negócio no Google, e não dispõe de uma estrutura de marketing digital bem definida.
Na esteira ada evolução, o Google Meu Negócio acaba de ganhar nova versão, mais intuitiva e em linha com as estratégias exigidas pela Economia Digital. Ele integra novas funcionalidades para ajudar as empresas a se conectarem com os clientes e a manter sua presença na web atualizada.
Além de ser inteiramente gratuito, e adquirido em lojas de aplicativos para sistemas Android e iOs, o aplicativo oferece desde o seu lançamento um template de website, uma verdadeira “mão na roda” para quem está iniciando o negócio e não tem presença na web ou deseja ampliá-la.
É possível realizar pequenas customizações, como alteração de cores, que traz personalização. Tudo de maneira bem intuitiva, não sendo necessário nenhum conhecimento de programação.
É sem dúvida uma das formas mais práticas e eficientes para quem deseja anunciar de graça no Google.
Quais são as novidades no Google Meu Negócio?
Quem responde é Eloísa Campos, gerente de Marketing do Google Meu Negócio no Brasil. Segundo ela, são quatro os destaques da nova versão.
1 – Página inicial com mais informações
A primeira grande novidade está na Página inicial do aplicativo, que ajuda o usuário a entender como as pessoas encontram o perfil da sua empresa e traz informações importantes como número de visualizações, pesquisas e ações geradas pela empresa.
2 – Área de Clientes
Outro avanço está na área de Clientes, que traz funcionalidades que permite acesso aos comentários. Essa facilidade, ressalta Eloísa, é altamente estratégica porque hoje é fundamental responder os comentários positivos e, em especial, os negativos.
“Isso demonstra a preocupação da empresa com a atenção aos clientes. Responder os positivos é tarefa fácil, mas os negativos são muito importantes, pois colabora para a construção da confiança do cliente, que percebe a atitude correta da empresa, contribuindo para a fidelização”, diz.
O estudo da Provokers, encomendado pelo Google, revela que os consumidores recorrem à web para saber mais sobre as empresas: um em cada dois confiam nos comentários on-line tanto quanto recebidos pessoalmente.
Além disso, 77% lê comentários para decidir entre dois ou mais negócios. “Os comentários são muito lidos pelos usuários e servem de apoio para tomadas de decisão de compra”, relata.
Ainda em Clientes, a funcionalidade Mensagem permite facilidade na busca pelo celular, possibilitando a interação com o dono da empresa.
Essa é mais uma forma de criar uma forma de aproximação entre consumidor e marca, bastante valorizada na era digital. “O dono do negócio recebe notificações e responde o cliente em tempo real.”
3 – Botão Solicitar Orçamento
Esta é uma das últimas novidades do Google Meu Negócio e promete ser uma ferramenta bastante útil, principalmente para as empresas que trabalham com produtos ou serviços de preço variável.
O recurso é inserido de acordo com o entendimento do Google sobre a adequação ou não da ferramenta a uma determinada ficha. Para saber mais sobre esta novidade clique aqui.
4 – Novidades na área do Perfil
O Perfil e mais uma novidade, onde é possível incluir ou alterar todas as informações sobre o negócio, endereço físico, canais para contato.
“É muito importante proporcionar facilidade para criar uma conta e atualizar todos os dados referentes às empresas. O cliente não pode ser frustrado com informações defasadas, sob pena de abandonar a marca”, alerta Eloísa.
5 – Novidades na área Mais
Outra facilidade implementada é um ponto que concentra todas as funcionalidades do aplicativo, o Mais. Nele, é possível alterar configurações e gerenciá-las.
“O Google Meu Negócio vai continuar evoluindo. Ele pode transformar o negócio, porque é uma forma de incluir pequenas e médias empresas no universo digital, de maneira rápida e muito simples.
Hoje é fundamental estar presente na web e ser encontrado com facilidade pelos consumidores que também estão cada vez mais digitais”, finaliza a gerente de Marketing do Google Meu Negócio no Brasil.
As novidades no Google Meu Negócio criam mais oportunidades em termos de marketing digital para pequenas empresas e transformam o aplicativo em uma ferramenta fundamental para quem deseja divulgar uma empresa na Internet.
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