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Networking no LinkedIn

Veja neste artigo quais são os principais pontos a serem levados em consideração na hora de criar uma estratégia de networking no LinkedIn e destacar o seu perfil, ou página de empresa na maior redes de relacionamentos profissionais do mundo.

Networking no LinkedIn – Monte a sua própria estratégia

Criar uma boa estratégia de Networking no LinkedIn é um dos passos fundamentais para quem deseja transformar essa rede sociais em uma ferramenta de marketing pessoal, desenvolvimento profissional ou plataforma de marketing empresarial nas redes sociais.

Implementar um conjunto de ações de networking no LinkedIn não é uma coisa intuitiva. Como toda e qualquer estratégia corporativa, exige planejamento e uma constante avaliação de resultados.

O LinkedIn é uma rede que tem característica que o diferenciam em relação as outras mídias sociais de que talvez você esteja acostumado a usar como o Facebook ou Instagram, por exemplo. Estas duas são espaços de entretenimento e o LinkedIn é um espaço para quem busca desenvolvimento profissional e oportunidades de negócio.

Criação do networking nas redes sociais

Em um ambiente de trabalho onde os participantes estão cada vez mais conectados, o networking nas redes sociais precede o networking tradicional no mundo físico.

Quantas vezes ao participarmos de um congresso não nos deparamos com pessoas que, baixinho a gente fala “Eu conheço esse avatar de algum lugar”.

Devido a facilidade de comunicação proporcionada pela Internet e mais recentemente pelas mídias sociais, somos em um primeiro momento, apenas avatares. O grande segredo do relacionamento online está justamente em transformar essa presença digital, em contato real e negócios reais.

Algumas dicas sobre networking no LinkedIn

Uma vez vistas estas questões básicas sobre a sua estratégia de networking nas redes sociais é hora de falarmos de algumas sugestões de diretrizes que pode pautar a sua estratégia de marketing pessoal no LinkedIn.

1 – Trabalhe com uma visão de médio prazo

Qualquer estratégia de marketing nas redes sociais é uma estratégia de relacionamento, por isso dê tempo para que ele se consolide. Uma estratégia de networking no LinkedIn é sempre um investimento que só trará resultado a médio/longo prazo.

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Não espere que pelo simples fato de criar um perfil ou página empresarial vá fazer com que milhões de pessoas queiram entrar em contato com você ou com a sua empresa sem que elas tenham reconhecido o seu valor.

O marketing pessoal no LinkedIn é feito com base no relacionamento com as suas conexões e sua participação contributiva nas diversas dimensões dessa rede social. Como essas ações exigem tempo de maturação, nada acontece da noite para o dia.

2 – Estabeleça uma rotina de networking no LinkedIn

Da mesma forma que você organiza suas tarefas diárias e ainda consegue um tempinho para dar uma passadinha no Facebook, na criação de uma boa estratégia de networking no LinkedIn você também deve criar uma rotina, para que seus resultados apareçam mais cedo.

Reserve um momento do dia para manter sempre atualizado o seu perfil no LinkedIn, verificar sua caixa de mensagens e atividades nos grupos de discussão dos quais participa.

Tenho a mais absoluta certeza que você não teria problema algum se alocasse uma parte do tempo que dedica ao Facebook ou Instagram e redirecionasse esse tempo para criar contatos com outros profissionais da sua área no LinkedIn.

3 – Faça um trabalho de otimização do seu perfil para buscas

Ser encontrado no LinkedIn é tão importante quanto ter um grande número de conexões em sua rede de contatos. Por isso, é importante que você otimize a palavra-chave pela qual deseja ser encontrado na hora de criar o seu perfil.

Esse é um dos principais itens que abordamos no Curso de LinkedIn Online logo no momento da criação do perfil.

O LinkedIn utiliza um algoritmo parecido com o que é usado no Google e por isso você precisa otimizar seus diversos campos de perfil para ser listado na hora que as pessoas fizerem buscas internas no LinkedIn.

4 – Personalize seu processo de comunicação

O trabalho de criação de criação de relações profissionais no LinkedIn deve ocorrer de forma personalizada, e por isso, é preciso que você desenvolva o seu próprio estilo.

Além de criar naturalmente um canal de comunicação com a pessoa ao chama-la pelo nome você estará demonstrando excelência em seu trabalho de comunicação.

Em hipótese alguma utilize as mensagens padrão oferecidas pelo LinkedIn, como a disponível para Convites de Conexão. As pessoas que recebem este tipo de mensagem tendem a olha com muita reserva para elas e isso pode simplesmente acabar com a sua estratégia.

5 – Participação em Grupos do LinkedIn

Uma ótima oportunidade de networking também é a participação em fóruns relacionados às suas áreas de interesse, onde você poderá criar novas conexões com profissionais da área.

É neste ambiente que a troca de informações acontece e a tendências têm início. Sua participação sempre será útil para a construção de conexões no LinkedIn.

Identifique os grupos mais conceituados e com maior número de participantes e faça sua inscrição. Busque participar de forma ativa nas principais discussões e seja prestativo. Isso costuma funcionar muito bem em termos de marketing pessoal.

Só não se esqueça de configurar adequadamente o seu perfil de mensagens na aba Comunicação da sua conta, para que sua caixa de e-mails não seja inundada por uma verdadeiro tsunami de mensagens do LinkedIn.

6 – Não se posicione como um verdadeiro caçador de popularidade

A popularidade no LinkedIn precisa ser uma coisa espontânea. O resultado do networking no LinkedIn não se mede pela quantidade de conexões.

De maneira técnica, podemos até mesmo dizer que o número de conexões de um perfil diz bem menos sobre quem você é para recrutadores e parceiros comerciais em potencial, do que seu perfil profissional e interações no ambiente do LinkedIn.

Não cai na tentação de tentar conseguir um número cada vez maior de conexões para parecer maior do que realmente é. Em marketing digital sabemos muito bem que o que importa mesmo é a qualidade e não a quantidade.

Quem realmente interessa no LinkedIn sabe facilmente distinguir os caçadores de popularidade dos verdadeiros influenciadores no LinkedIn.

7 – Demonstre suas expetises

O marketing no LinkedIn é basicamente display. Isso mesmo. Seja visto e notado para depois ser requisitado. Se você não sobressai diante dos outros milhões de perfis ou páginas empresariais, você é apenas… mais um. Só isso.

Deixe claras suas habilidades e conhecimento para que possa se tornar uma referência no seu segmento. Sem isso, você passará a “fazer parte da paisagem” e não conseguirá atingir seus objetivos.

Para receber recomendações no Linked, é necessário que você agregue valor ao dia a dia das pessoas, por isso capriche em suas publicações.

8 – Não exagere se estiver em busca de uma colocação

Se você está a procura de emprego no LinkedIn deve dar um gás ainda maior em seu networking, mas sem exagerar, caso contrário o efeito pode ser exatamente o contrário. É certo que na hora do aperto a gente as vezes se desespera, mas o LinkedIn não é lugar para isso.

O que você pode fazer em uma situação dessa é intensificar um pouco suas atividades e sondar algumas pessoas, mas sempre de forma sutil e comedida, caso contrário você pode acabar vendendo seu passe barato.

Como você pode ver o trabalho de networking no LinkedIn demanda tempo e exige muita paciência. Por isso comece o seu o quanto antes! Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no blog do Curso de LinkedIn

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