Mudanças no Facebook
Temos algumas grandes mudanças no Facebook a caminho. Durante a conferência F8, o principal evento do Facebook no ano, Mark Zuckerberg e sua equipe anunciaram diversas mudanças em ferramentas que fazem parte da empresa.
Teremos mudanças no Facebook, algumas sérias mudanças no Whatsapp, Messenger e Instagram.
Já havíamos noticiado mudanças no Instagram, Messenger e Whatsapp há algum tempo aqui em nossa seção de Notícias, mas agora o Facebook liberou o pacote completo.
Estas mudanças não ocorrerão imediatamente, pois seria além de tecnicamente temerário, uma fonte de problemas para os usuários que teriam que se adaptar às novas ferramentas.
Outro cuidado nesta estratégia, foi o de dar tempo para os profissionais de marketing se prepararem para os novos recursos, redesenhando estratégias e adaptando seus sites para as novas integrações.
Principais mudanças no Facebook
Na nossa opinião, das diversas plataformas da empresa de Zuckerberg, a que terá mudanças mais impactantes será o próprio Facebook.
Facebook de cara nova
O Facebook sofrerá sua maior mudança nos últimos anos, sendo redesenhado do zero no mobile e desktop.
A primeira grande e perceptível mudança no Facebook diz respeito à aparência que será remodelada de cima a baixo.
Um novo design completo, abandonando até seu tradicional azul, vai aparecer primeiramente para usuários dos Estados Unidos e Canadá, seguindo depois para o resto do mundo.
Uma das novidades é que várias abas no topo focarão em diferentes elementos da rede social, além do visual estar mais limpo. Até o logo da rede social irá mudar.
“Essa é a maior mudança no app e site do Facebook nos últimos cinco anos. Não vamos só atualizar o site, vamos mudar até o ícone do Facebook pela primeira vez desde que me lembro. Vai começar hoje nos Estados Unidos e nas próximas semanas vai para o resto do mundo”, afirmou Zuckerberg.
Bem, é claro que vai haver aquela choradeira de sempre, com muita gente reclamando e dizendo que preferia a interface antiga, mas como das vezes anteriores, não adianta chorar. Dica: Aceita que dói menos.
Foco maior nas comunidades
Parte dessa mudança tem a ver com um foco maior da rede social nos grupos na plataforma. O Facebook quer que, enquanto nós infelizmente abandonamos os ambientes físicos de reuniões em grupo, tenhamos mais grupos com significado e úteis na rede social.
Grupos e eventos vão ganhar uma aba única no topo e começarão a aparecer com mais frequência no feed.
A rede social também sugerirá aos usuários novos grupos para participar cada vez mais. A comunidade passa a ser o centro do site, o que lembra até o finado Orkut.
“Estamos trabalhando em uma evolução gigante para redesenhar o app do Facebook e transformar a comunidade como centro. Essa é a quinta principal evolução do Facebook na história e queremos fazer com que comunidades sejam tão importantes quanto amigos”, explicou Zuckerberg.
Com essa mudança a caminho, fica a dica para quem trabalha com Facebook Marketing: Se você ainda não tem uma estratégia para grupos no Facebook, é interessante começar a desenhar uma, pois eles devem crescer em importância.
Facebook Dating no Brasil
Outra das mudanças no Facebook anunciadas na F8 foi que a sua plataforma criada para fazer frente ao Tinder, conhecida como Facebook Dating, já em funcionamento nos Estados Unidos e outros países, chegará finalmente ao Brasil.
Além dos Estados Unidos, o Dating também já estava disponível na Argentina, Colômbia, México, Canadá e Tailândia.
O Dating está integrado ao app do Facebook, mas exige que você faça um novo cadastro para criar serviços separados. Se cuida Tinder!
Já tem gente se perguntando se no Dating vai haver a possibilidade de Impulsionar Perfil, como já temos nos posts de perfis e páginas. 🙂 Me desculpem, mas a piada era inevitável.
No Facebook teremos muitas novidades, mas as mudanças no Instagram também trarão consequências sérias em termos de ferramentas, recursos e estratégias.
Mantenha-se atualizado sobre as mudanças no Facebook e outras notícias sobre redes sociais e marketing digital, assinando a Newsletter do Guia do Marketing.