Mitos sobre o Instagram
Temos verificado que alguns mitos sobre o Instagram estão levando alguns usuários a fazerem, ou não fazem coisas, sem que haja o menor sentido técnico neste comportamento.
O problema é que muita gente acaba acreditando na primeira coisa que leem por aí, e outro fato é que nem sempre estas fontes são qualificadas do ponto de vista técnico, para fazerem tais afirmações.
Com isso a indústria dos mitos sobre o Instagram não para de crescer e assustar muita gente, isso quando não leva estas pessoas a adotarem procedimentos que podem até mesmo prejudicar os seus perfis.
A equipe do Guia do Marketing, com base em um artigo publicado por Christina Newberry, listou os principais mitos e verdades sobre o Instagram para facilitar a vida de quem deseja trabalhar com esta rede social.
Principais mitos sobre o Instagram
Confira abaixo alguns dos principais mitos sobre o Instagram e uma análise técnica sobre o que está envolvido.
1 – O Shadowban não existe
Um dos mitos sobre o Instagram é o de que ele bloquearia parcialmente o alcance das contas pelo uso de muitas hashtags ou hashtags repetitivas. Pior, você não receberia nenhuma notificação sobre o bloqueio – daí o termo “shadowban”.
No entanto, em sua coletiva de imprensa, os funcionários disseram que o Shadowban não existe. De acordo com o site TechCrunch, o Instagram diz que “você verá tudo que é postado por todos que seguir, se continuar rolando”.
Dito isso, ainda é importante usar as hashtags de maneira autêntica e responsável. Use apenas hashtags que sejam relevantes para o seu conteúdo, não use muitas hashtags em uma única postagem e não compre seguidores ou use bots para postar comentários.
A postagem de comentários ou conteúdo repetitivos é contra as diretrizes do Instagram, e isso pode acabar até mesmo fazendo com que o seu perfil seja banido.
2 – Postagens frequentes não reduzem a sua relevância ou alcance
Postar com frequência não fará com que a sua relevância ou alcance sejam prejudicados, no entanto, se você postar várias vezes seguidas, essas postagens provavelmente serão separadas por outro conteúdo, em vez de aparecerem uma após a outra.
Você também não pode ter certeza de que seus seguidores verão todas as suas publicações, e você definitivamente não pode ter certeza de que eles as verão em ordem cronológica.
Se você estiver compartilhando várias fotos, considere consolidá-las em uma postagem ou usando o Stories. O fato é que o Instagram não valoriza os perfis que postam demais.
3 – Vídeos não possuem necessariamente relevância maior
Outro dos mitos sobre o Instagram é o de que as publicações em formato de vídeos possuem uma relevância maior e que consequentemente teriam um alcance igualmente maior.
O Instagram afirmou que isso não é verdade e que não está levando em consideração esta questão. O algoritmo do Instagram trata fotos e vídeos igualmente diferentemente do EdgeRank do Facebook, que de certa forma dá mais valor a vídeos.
No entanto, os usuários que costumam assistir e interagir com vídeos verão mais vídeos em seus feeds. Os usuários que rolarem os vídeos anteriores e se concentrarem no conteúdo da foto verão mais fotos.
Esse é outro caso em que é importante entender o que seus seguidores estão procurando para que você possa fornecer o conteúdo certo para se alinhar com os sinais de interesse.
4 – Usar Stories no Instagram não aumentará seu posicionamento
Isso mesmo. Este é outro dos mitos sobre o Instagram que ninguém sabe de onde saiu. É claro que os Stories são conteúdos mais ricos em função do seus formato, mas usá-los pura e simplesmente, como também as Lives e ou o Boomerang, por si só não irá aumentas a sua relevância.
“Não favorecemos contas que usam partes diferentes do aplicativo mais do que outras”, disse a designer de produtos Christina d’Avignon à Recode. “A única maneira de melhorar o seu conteúdo é produzir um ótimo conteúdo”.
Dito isso, se o seu público tende a assistir e se envolver com Stories, você deve postar em Stories. Se eles gostam de vídeo ao vivo, você deve postar um vídeo ao vivo. Dar aos usuários o que eles querem aumentará o engajamento geral e enviará poderosos sinais de interesse e relacionamento.
5 – O Feed cronológico desapareceu para sempre
As pessoas têm demorado a desistir da esperança de que o feed cronológico possa voltar. Rumores se espalharam que a ordenação cronológica pode voltar a ser o padrão adotado. Mais um dos mitos sobre o Instagram.
O fato é que a plataforma anunciou no início de 2018 que o algoritmo – e apenas o algoritmo – está aqui para ficar, da mesma forma como aconteceu no Facebook.
6 – As contas verificadas e empresariais não têm classificação mais alta
Mais um dos mitos sobre o Instagram. “Tratamos todas as contas da mesma forma”, disse Avignon a Recode.
Dito isso, uma conta comercial oferece acesso a recursos que não estão disponíveis para contas pessoais, como o acesso a análises de desempenho e métricas e a capacidade de exibir anúncios no Instagram. Por isso, você deve considerar a mudança para um perfil de negócios.
Como você pode ver, muitos dos mitos sobre o Instagram não possuem o menor respaldo técnico e muitas das vezes já foram negados pela rede sociais de maior crescimento nos dias de hoje. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Christina Newberry no blog do Hootsuite
Olá pessoal
Muito boa a matéria sobre o que é mito e o que é verdade sobre o Instagram. Vejo muita gente falando muita coisa por aí, que acredito que não faça muito sentido. Vocês teriam um curso de Instagram sério para me indicar, para que eu possa melhorar minhas estratégias nesta área?
Desde já agradeço
Olá Pablo
Ficamos satisfeitos em saber que a nossa matéria sobre os mitos sobre o Instagram foi interessante para você. Quanto ao curso de Instagram, temos uma recomendação sim, é o curso oferecido pela Academia do Marketing, que você pode conferir os detalhes no link https://www.academiadomarketing.com.br/curso-de-instagram-online/
Um grande abraço e sucesso!
Acho que o maior mito sobre o Instagram é achar que fazer marketing nele é só uma questão de conseguir um número cada vez maior de seguidores. É só disso que o pessoal fala, como se isso fosse marketing!
Ótimo artigo pessoal!
Olá Osmar
Concordamos plenamente. Essa questão dos seguidores é um dos grandes mitos sobre o marketing no Instagram. As pessoas não se convencer que número de seguidores é métrica da vaidade. O que vale mesmo é a taxa de engajamento e o retorno do investimento.
Um grande abraço e sucesso!
Tem uma outra turma Osmar, que acha que marketing no Instagram é inundar a timeline dos outros com postagens sem pé nem cabeça. Essa questão da quantidade de postagens eu acho que é um dos principais mitos do Instagram.