Marcas europeias partem para marketing digital próprio
Um estudo feito pela Bannerflow com mais de duzentas marcas europeias mostra que 91% delas passaram a desenvolver pelo menos parte de suas ações de marketing digital internamente.
A eficiência de custos, maior controle e transparência aumentada estão entre as maiores razões para estas empresas passarem a fazer o seu próprio marketing digital ao invés de contratarem agências para executarem o trabalho.
O estudo foi encomendado pela plataforma de publicidade Bannerflow, em conjunto com a Digiday.
As descobertas do estudo baseiam-se nas respostas de 200 tomadores de decisões de marketing seniores de marcas, departamentos de marketing digital internos de algumas empresas e também consultorias na Europa.
Os resultados do estudo revelam como a tendência desenvolvimento de ações de marketing digital pelas próprias empresas está mudando a cara da publicidade online.
Aqui estão algumas outras descobertas importantes do estudo.
Marketing digital desenvolvido pela própria empresa em 2019
Mais empresas estão se voltando para o marketing digital interno, citando razões financeiras como o principal motivador.
- 58% das marcas estão confiantes de que podem administrar uma equipe de marketing interna sozinha.
- 96% acreditam que a disponibilidade de tecnologia de publicidade e outras ferramentas permitiu que mais profissionais de marketing realizassem operações de marketing internamente.
- 63% acham que o marketing interno é uma tendência passageira.
Também foi dito que a transparência é uma razão importante para a mudança do marketing executado por agências para o marketing executado por equipes próprias.
Dos entrevistados, 87% dos tomadores de decisão disseram estar preocupados com o nível de transparência oferecido pelas agências de mídia.
Quando se trata de mover as operações de marketing digital internamente, 56% dos entrevistados dizem que a falta de talentos e habilidades existentes para construir uma equipe interna competente no maior obstáculo.
Este também é um dos principais problemas em termos de marketing digital para pequenas empresas aqui no brasil, pois a falta de profissionais realmente qualificados, dificulta esta migração.
Também se diz que é uma preocupação que o marketing digital feito pela própria empresa possa ser um impedimento para a criatividade, com os objetivos estratégicos de longo prazo sendo priorizados sobre as metas de ROI de curto prazo.
A conclusão é de que cada vez mais chega-se a conclusão que a melhor agência de marketing digital está na própria empresa, uma tendência sobre a qual estamos falando já há algum tempo aqui no Guia do Marketing.
Para mais informações, o relatório completo pode ser baixado aqui e pare se manter atualizado com as principais notícias sobre marketing digital no Brasil e no mundo, assine a nossa Newsletter.
Com informações de Matt Southern no Search Engine Journal