Google Bard – O chatbot do Google é lançado oficialmente
O Google anunciou nesta terça-feira (21/03) o lançamento público do seu Chatbot Bard, com o objetivo de atrair mais usuários e feedbacks e ganhar terreno sobre a Microsoft na corrida pela tecnologia de inteligência artificial.
Com o lançamento do Google Bard, que teve início nos Estados Unidos e Reino Unido, os usuários podem entrar em uma lista de espera para acessar o programa, que antes estava disponível apenas para testadores aprovados.
O Bard é descrito pelo Google como um experimento que permite a colaboração com inteligência artificial generativa, que utiliza dados anteriores para criar, em vez da identificação do conteúdo.
O lançamento no ano passado do chatbot rival ChatGPT, da startup OpenAI apoiada pela Microsoft, gerou uma corrida no setor de tecnologia para colocar a inteligência artificial nas mãos de mais usuários. A expectativa é mudar a forma como as pessoas trabalham e fazem negócios.
Na semana passada, o Google e a Microsoft anunciaram várias novidades sobre inteligência artificial, com dois dias de intervalo.
As empresas estão implementando tecnologia de criação de rascunhos em seus processadores de texto e outros softwares de colaboração, além de ferramentas de marketing para desenvolvedores criarem seus próprios aplicativos baseados em inteligência artificial.
Questionado se a dinâmica competitiva estava por trás do lançamento do Google Bard, Jack Krawczyk, diretor sênior de produtos, disse que o Google está focado nos usuários.
Os testadores internos e externos recorreram ao Bard para “aumentar sua produtividade, acelerar suas ideias e realmente alimentar sua curiosidade”, afirmou.
Durante a demonstração do site bard.google.com à Reuters, Krawczyk mostrou como o programa produz blocos de texto instantaneamente, enquanto o rival ChatGPT digita as respostas palavra por palavra.
O Bard também apresenta um recurso que mostra três versões diferentes ou “rascunhos” de qualquer resposta, entre as quais os usuários podem alternar.
Além disso, exibe um botão para “dar um Google”, caso o usuário deseje resultados da web para uma consulta.
No entanto, a precisão ainda é uma preocupação. “O Bard nem sempre acertará”, alertou um aviso do Google durante a demonstração.
No mês passado, um vídeo promocional mostrou o programa respondendo incorretamente a uma pergunta, o que ajudou a reduzir em 100 bilhões de dólares o valor de mercado da Alphabet, controladora do Google.
Durante a demonstração desta semana para a Reuters, o Google destacou alguns erros, por exemplo, o programa alegou erroneamente que as samambaias exigiam luz indireta em resposta a uma consulta.
“Conhecemos as limitações da tecnologia e, portanto, queremos ser muito prudentes no ritmo em que a implementamos”, disse Krawczyk.
Com o lançamento do Google Bard, os profissionais de marketing digital terão mais uma ferramenta para auxiliá-los na elaboração de suas estratégias e conteúdos.
As aplicações são praticamente infinitas. recentemente falamos sobre as aplicações do ChatGPT em marketing nas redes sociais, mas outras áreas, como SEO, por exemplo, também são beneficiadas com esta tecnologia.