Ícone do site Guia do Marketing

Google Meu Negócio adiciona botão Solicitar Orçamento

Google Meu Negócio adiciona botão Solicitar Orçamento

Google Meu Negócio adiciona botão Solicitar Orçamento

O Google Meu Negócio agora conta com uma nova função na ficha de cadastro dos negócios listados em sua plataforma, o botão Solicitar Orçamento, que estará disponível para algumas empresas.

A ferramenta agora passará a exibir um grande botão com a expressão “Solicitar um Orçamento” às listagens de empresas qualificadas nos resultados de pesquisa.

A novidades ainda não foi oficialmente anunciada pela equipe do Google, mas já pode ser vista nas fichas de diversas empresas nos Estados Unidos, mas acreditamos que chegará aqui no Brasil em pouco tempo.

Joy Hawkins foi a primeira a identificar esse recurso e ela compartilhou uma captura de tela no Twitter:

O botão também aparece nos resultados da pesquisa para dispositivos móveis quando o nome da empresa é pesquisado.

Eu, e outras pessoas conseguimos repicar este recurso em nossas pesquisas, o que significa que não é apenas um teste do Google, mas sim uma nova ferramenta que parece ter vindo para ficar.

Recurso ainda é limitado a determinadas empresas

O botão de solicitação de orçamento não estará disponível para todas as empresas cadastradas na plataforma.

O novo recurso somente estará disponível para aquelas que optaram pelo recurso de mensagens do Google Meu negócio terão o botão Solicitar uma Cotação adicionado à listagem.

Se você tem interesse neste recurso e ainda não ativou a função de troca de mensagens em sua ficha, poderá fazer isso seguindo os seguintes passos:

As mensagens recebidas dos clientes podem ser visualizadas e respondidas no aplicativo do Google Meu Negócio. Os usuários receberão mensagens no aplicativo do Google Maps.

As mensagens recebidas dos clientes podem ser visualizadas e respondidas no aplicativo do Google Meu Negócio. Os usuários receberão mensagens no aplicativo do Google Maps.

A ativação deste recurso tem a vantagem de gerar mais leads para as empresas cadastradas no Google Meu Negócio, que do ponto de vista de geração de oportunidades de vendas é ótimo.

As pessoas agora podem solicitar informações e cotações de preços às empresas, sem nunca terem se quer acessado o seu site, tudo através do Google Meu Negócio e seu aplicativo para smartphones.

Tudo pode ser feito diretamente pela plataforma do Google Meu Negócio, o que reduz o tráfego do seu site, o que foi alvo de crítica por parte de alguns poucos analistas de SEO, que alegam que o grande propósito de um site é gerar leads e vendas.

A pergunta é: Qual é o problema em o Google gerar leads sem enviar tráfego para o site?

Bem, essa é uma decisão que só o responsável pelo marketing da empresa deve tomar. A geração de leads é uma das conversões mais importantes do marketing digital. Se isso vai gerar tráfego ou não, é outra história.

Quais as empresas que terão direito a este recurso

Por enquanto, como não existe nenhum pronunciamento oficial por parte do Google, não temos muitas informações sobre o critério adotado.

A otimização do Google Meu Negócio parece ser um caminho óbvio, pois através dela o proprietário da empresa, os responsável pelo marketing, poderá mandar sinais de que sua empresa trabalha com produtos ou serviços que estão sujeitos a orçamentos.

Para se manter em dia com as novidades sobre o Google Meu Negócio e outras envolvendo o marketing digital em suas diversas dimensões, assine a nossa Newsletter.

Por Matt Southern no Search Engine Journal

 

Sair da versão mobile