Gestão de campanhas no Google Ads
No marketing de busca, a gestão de campanhas Google Ads é uma das funções mais desafiadoras que um profissional de marketing digital pode se deparar.
A ferramenta de links patrocinados do Google oferece tantas opções que faz do gerenciamento Google Ads uma verdadeira arte.
Quando você vê os anúncios do Google Ads nas páginas de resposta do Google ou espalhado por sites e blogs por toda Internet, não faz ideia da verdadeira operação de guerra que é o gerenciamento profissional de uma campanha Google Ads.
O que faz a gestão de campanhas Google Ads uma atividade tão instigante é a quantidade de variáveis que determinam o sucesso ou fracasso de uma campanha.
O conhecimento das técnicas de marketing de busca e do próprio ambiente de gestão de campanhas do Google Ads são requisitos básicos para os profissionais desta área.
Se por acaso você ainda não sabe o que Google Ads e como ele funciona, sugerimos que leia esse artigo.
Etapas da gestão de campanhas Google Ads
O processo de gestão de campanhas Google Ads passa por duas etapas distintas, a do planejamento e a gestão do dia a dia. São etapas bem distintas e onde expetises diversas são aplicadas, o que exige muito do profissional desta área.
Em um primeiro momento, são necessárias uma série de ações de planejamento estratégico para estruturar a campanha de Google Ads. Entre elas, podemos destacar:
- Análise do cenário onde se dará a campanha e dos concorrentes
- Definição da estratégia de campanha
- Escolha das palavras-chave com maior potencial de conversão
- Estruturação dos elementos de campanha (anúncios, textos, canais e etc…)
Os profissionais de busca paga, sejam agência Google Ads, consultoria ou profissionais free lancer que também já passam a fazer parte deste leque de opções no Brasil, sabem da importância dessa etapa e por isso não a negligenciam.
Gerenciamento Google Ads – A rotina diária
A gestão diária de campanhas Google Ads é a etapa seguinte do processo. O trabalho de anunciar no Google Ads não é simplesmente criar um anúncio e depois ficar esperando as pessoas clicarem e converterem.
Para que isso aconteça, a consultoria Google Ads elabora uma série de relatórios que passam a ser os orientadores de campanha.
Alguns destes relatórios servirão também para a apresentação de resultados aos clientes, pois de certa forma, o gerenciamento de campanhas de Google Ads se conclui com a entrega de ROI para os clientes.
A análise de métricas consagradas para o gerenciamento de campanhas de links patrocinados como CTR, Índice de Qualidade e ROI, entre outras, é tarefa que exige muito conhecimento e dedicação dos profissionais envolvidos.
A gestão de campanhas Google Ads é uma atividade dinâmica e requer ajustes finos constantes. Por vezes, uma simples alteração na landing page do anúncio, muda completamente o desempenho da campanha.
Se você pretende criar campanhas de Google Ads para divulgar o seu site, loja virtual ou blog, prepare sua equipe ou então terceirize através da contratação de uma agência especializada em gestão de campanhas Google Ads, pois é realmente trabalho para profissionais, como tudo no mundo do marketing digital. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing
Para quem está iniciando o grande problema de gestão de anúncios no Google Ads é a falta de organização na estrutura das campanhas. O pessoal acha que é só uma questão de ir chegando e criando os anúncios, e a gente sabe que não é bem assim.
Olá Carlos
Realmente, a falta de organização e definição de objetivos de marketing é um dos grandes problemas em termos de gestão de campanhas no Google Ads.
Boa a matéria sobre a gestão de campanhas no Google Ads. Acho aquilo muito confuso, mas aos poucos vou começando a entender.
Olá Carlos
Realmente, a gestão de campanhas no Google Ads é bastante complexa, mas se você se dedicar e treinar o uso da ferramenta, os resultados são muito recompensadores.
Um grande abraço e sucesso!