Franquias de Marketing Digital – Uma Análise do Segmento
O setor de franquias de marketing digital, embora seja um dos mais novos do franchising brasileiro e mundial, é também um dos mais promissores e ainda pouco explorado.
O crescimento da participação do mundo online na vida das pessoas e empresas está causando uma verdadeira revolução na forma das pessoas se comunicarem.
Isso tem obrigado as empresas a recorrerem cada vez mais aos meios digitais para divulgarem suas marcas, produtos e serviços, e até mesmo venderem online.
Neste contexto, as franquias de marketing digital, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, principalmente em um momento em que se espera uma retomada acelerada da economia mundial.
Segundo informações da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias deverá apresentar um crescimento de 9% a 12,5% em 2023.
O potencial do mercado fez com que nos últimos anos, muitas agências digitais que operavam de maneira independente, aderissem ao modelo de franquia para expandir os seus negócios. Com isso, as opções nesse setor apresentaram um crescimento expressivo nos últimos tempos.
No ambiente interno, as principais franquias de marketing digital têm apresentado taxas de crescimento invejáveis, e estão ampliando rapidamente seus programas de expansão da rede.
Não só as empresas brasileiras vislumbram uma boa oportunidade nesse setor de franquias de marketing digital.
Até mesmo empresas internacionais, com vasta experiência nesse segmento, passaram a ver no Brasil, uma ótima oportunidade de investimento e se estabeleceram por aqui.
Panorama do setor de franquias de marketing digital
Parece irônico, mas podemos até dizer que a crise causada pela Covid até ajudou o setor de franquias de marketing digital, e vem alavancando os negócios ultimamente.
Com a necessidade de aumento das vendas e implementação de novos serviços, como o de delivery, por exemplo, a necessidade de divulgação nos meios digitais passou a ter uma demanda gigantesca.
Um número grande de empresários, que até bem pouco tempo hesitavam em estabelecer uma presença no mundo online, passaram a ver nesta opção uma alternativa para compensar a retração do mercado.
Nessa busca por um posicionamento online, as pequenas e médias empresas encontram dois grandes problemas. O primeiro era a dificuldade de encontrar agências digitais realmente capacitadas, já que infelizmente, muitas deixam a desejar.
O segundo grande problema, que favorece bastante o setor de franquias de marketing digital, é que muitas agências não querem trabalhar com pequenas contas, por não serem elas tão atraentes assim, do ponto de vista financeiro, o que deixa o pequeno e médio empresário praticamente sem opção.
O consultor de marketing digital, Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing, uma das maiores escolas de marketing digital no Brasil, explica melhor essa questão.
“O tempo consumido para estruturar e gerenciar uma campanha de marketing digital para uma pequena empresa, é o mesmo que se gasta para uma grande empresa”, afirma o consultor.
“Como na maioria das vezes as agências são remuneradas por consumo de mídia, as grandes contas são financeiramente muito mais atrativas, o que deixa o pequeno e médio empresário sem opções”, conclui Alberto.
Este é o cenário perfeito para quem deseja investir no setor de franquias de marketing digital, pois a demanda reprimida é enorme e as oportunidades estão só esperando para serem aproveitadas, principalmente no segmento de pequenas e médias empresas.
As vantagens das franquias de marketing digital
Talvez você esteja se perguntando: Por que investir em franquias de marketing digital e não na criação de uma agência de marketing digital própria?
A resposta é muito simples, porque o modelo de franchising apresenta diversas vantagens. Entre elas podemos destacar:
- Marca consolidada – Investindo em uma franquia de marketing digital, o empreendedor terá acesso a uma marca já consolidada no mercado, o que facilita a conquista de clientes e aumentar a visibilidade do negócio;
- Flexibilidade de modelo de negócio – Muitas franquias de marketing digital oferecem modelos de negócio flexíveis, que podem ser adaptados às necessidades e características locais de cada franqueado, aumentando as chances de sucesso do negócio;
- Economia de tempo e dinheiro – Investindo em uma franquia de marketing digital, o empreendedor não precisa se preocupar com a criação de processos e metodologias do zero, o que representa uma economia de tempo e dinheiro significativa;
- Suporte e treinamento – As franqueadoras oferecem suporte e treinamento adequados para garantir o sucesso dos franqueados e com isso, o empreendedor pode contar com a expertise da franqueadora para desenvolver estratégias e solucionar problemas no dia a dia do negócio;
- Metodologia comprovada – As franqueadoras de marketing digital possuem metodologias comprovadamente eficientes, que foram testadas e aperfeiçoadas ao longo do tempo, ou seja, um know how pronto;
- Acesso a tecnologias de ponta – As franqueadoras de marketing digital costumam investir em tecnologias e ferramentas de ponta para oferecer serviços de marketing digital de qualidade aos clientes.
- Maior poder de negociação – Com uma rede de franquias, é possível ter um maior poder de negociação com fornecedores e parceiros, o que pode resultar em condições mais vantajosas e preços mais competitivos.
Como você pode ver, as franquias de marketing digital podem cortar um bom caminho para quem deseja investir neste setor.
Como investir em franquias de marketing digital
Uma das características do setor de marketing digital no Brasil é a sua concentração nos grandes centros urbanos. A grande maioria das agências digitais se encontram no eixo Rio-São Paulo, o que deixa um mercado gigantesco ainda não explorado.
Esse vácuo deixado pela concentração oferece ao empreendedor de pequenas e médias cidades, uma oportunidade incrível para iniciarem seus negócios.
Como uma das limitações das agências já estabelecidas é justamente a questão geográfica, a interiorização da rede de franquias é uma das suas principais metas.
Muito embora no mundo online possamos fazer tudo a distância, na parte de captação e atendimento aos clientes, o contato presencial ainda exerce um forte fator de atratividade, principalmente para os empresários inexperientes.
Outro ponto a ser avaliado nesse tipo de negócio, é que, em função de suas características, o investimento em franquias de marketing digital e Internet, não requer um investimento muito elevado, como no caso das franquias de alimentação e perfumaria e cosméticos, só para citar alguns exemplos.
Muitas franquias inclusive, oferecem a opção de franquia home office, o que reduz ainda mais o investimento inicial, já que o empreendedor só precisa de um espaço em casa para montar o negócio. Essa inclusive, é uma característica comum às franquias virtuais.
Se você busca por uma franquia online pode ser uma boa opção, mas é importante estar ciente de que para trabalhar em um home office, é preciso muita disciplina.
As franquias de marketing digital atuam na criação de sites, lojas virtuais, textos para blogs, redes sociais, anúncios pagos no Google, SEO, redes sociais e muitos outros canais de divulgação online.
O mix de serviços é bastante amplo e na maioria dos casos, o empreendedor trabalha como um gestor da agência, ficando o trabalho técnico a cargo do franqueador.
Alguns aspectos a serem analisados nas franquias de marketing online
O marketing digital tem se profissionalizado muito nos últimos anos no Brasil e o empresariado está cada vez mais exigente. Por isso é importante na hora de escolher uma franquia de marketing digital, optar por empresas com bastante experiência.
O franqueador precisa ter uma vasta experiência no mercado e um portfólio de clientes relevantes e verdadeiros casos de sucesso. Fora isso, ficará bastante difícil vender o serviço.
Outro ponto importante a ser destacado é que mesmo que o franqueado ofereça um treinamento a seus franqueados, é importante que o franqueado faça alguns cursos de marketing digital para conhecer o negócio a fundo.
Mesmo que o franqueador seja o encarregado de desenvolver todo o trabalho técnico, é inconcebível que o franqueador seja totalmente leigo no que diz respeito às diversas áreas do marketing online, sua dinâmica, ferramentas e possibilidades.
Uma das características das franquias de marketing digital e Internet é a oferta de um suporte técnico a seus clientes, e sem um mínimo de conhecimento técnico, isso se torna impossível.
Perfil de investimento em franquias de marketing digital e Internet
Observadas as diferenças e propostas das diversas opções de franquias do setor de marketing digital e Internet, podemos estabelecer o seguinte perfil para o investimento em empresas neste setor:
- Capital inicial necessário – De R$ 5 mil a R$ 200 mil
- Necessidade de capital de giro – De R$ 1,5 mil a R$ 46 mil
- Taxa de franquia – De R$ 690 a R$ 140 mil
- Prazo de retorno do investimento – De 6 a 24 meses
Como você pode ver, o investimento no franchising de marketing digital, quando comparado a outros setores, não é elevado. Existem diversas franquias baratas, principalmente aquelas que trabalham no formato home based.
Com milhares de empresas necessitando urgentemente da criação de um site e divulgação e seus produtos, serviços e promoções, as franquias de marketing digital, despontam como uma ótima opção para quem deseja montar um negócio em um segmento de baixo investimento inicial e potencial de crescimento elevadíssimo.
Para complementar a sua leitura, sugerimos que você acesse o nosso artigo Como Funcionam as Franquias de Marketing Digital.
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