Especializações em Alta no Marketing Digital
Com a necessidade cada vez maior das empresas realizarem sua imersão digital, existem algumas especializações em alta no marketing digital, segunda pesquisa realizada pelo LinkedIn, rede social especializada em relacionamentos profissionais.
O levantamento realizado pelo Linkedin aponta aumento significativo da demanda por profissionais capacitados em marketing digital no Brasil e no mundo.
Com a necessidade cada vez maior das empresas terem uma presença forte nos canais digitais, principalmente depois da pandemia, e o acesso mais fácil a novas tecnologias têm aumentado a demanda por profissionais de marketing digital no Brasil.
A comprovação está no fato de que nas 15 profissões consideradas “em alta” no país em 2024, cinco estão relacionadas ao setor de mídias digitais. Os dados são do relatório Empregos em Alta, do LinkedIn.
“Nomeamos essas categorias como “empregos em alta” porque, embora as mudanças no mercado de trabalho do ano passado tenham resultado em perdas significativas de empregos, também foi possível observar um aumento em categorias que responderam diretamente à transformação no comportamento de consumo e necessidades de negócios”, afirma o relatório.
Especialista em marketing digital, analista de e-commerce, freelancers de conteúdo web são algumas das especializações em alta no marketing digital que se destacaram na pesquisa.
Outras duas áreas que mostraram também um aumento da demanda por profissionais especializados foram os setores de saúde e vendas.
Para chegar a esses dados o LinkedIn analisou os cargos que tiveram o maior crescimento entre abril e outubro do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2019.
“Foi possível observar uma demanda em ascensão para cargos de telemarketing, marketing digital e e-commerce no Brasil. Isso não surpreende, pois desde o início da COVID-19 no Brasil, uma loja virtual por minuto foi aberta”, destacam.
Confira abaixo, quais são as cinco especializações em alta no marketing digital no Brasil.
1 – Especialista em Marketing Digital
A área de marketing digital como um todo, se beneficiou da migração dos consumidores para o ambiente online, o que pode ser observado pelo aumento significativo na demanda por cargos focados em alternativas inovadoras ao marketing tradicional.
O relatório destaca que no mercado digital, por exemplo, a transição de carreira de profissionais de áreas correlatas, como assistentes administrativos e jornalistas, para cargos relacionados ao marketing digital, marketing de conteúdo e mídias sociais.
E aponta os conhecimentos em mídias sociais, técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO, marketing de influência, user experience e growth hacking, como algumas das principais competências necessárias para trabalhar na área.
As estratégias de marketing digital ficam cada vez mais sofisticadas, focadas em um público-alvo bem delineado e a especialização em marketing digital se torna cada vez mais necessária, principalmente entre profissionais mais ligados a área convencional do marketing.
2 – Especialista em Inteligência Artificial
Com o boom da Inteligência Artificial, puxado pelo ChatGpt e agora pelo Google Gemini, a aplicação dessa tecnologia se espalhou rapidamente por todas as áreas. O uso do ChatGPT no marketing digital já é corrente, assim como em outras áreas.
As possibilidades de automação de rotinas, economia de tempo e recursos, colocaram os recentes especialistas em inteligência artificial no topo das especializações em alta no marketing digital, e acredita-se que nessa posição vão se manter durante muito tempo.
Vivemos um momento em que em qualquer um que deseje iniciar uma carreira de sucesso em marketing digital precisa colocar essa disciplina como prioridade em sua grade curricular, sob o risco de ficar totalmente fora do mercado de trabalho.
3 – Produtores de Conteúdo Digital
A fim de aumentar sua presença no ambiente digital, as empresas brasileiras aumentaram as contratações de coordenadores de conteúdo e editores de vídeo durante o ano passado.
De acordo com o relatório, muitos redatores e editores fizeram uma transição para novas funções de conteúdo digital, e a categoria teve um aumento de 74% nas contratações durante o período analisado.
As especializações em alta no marketing digital que se destacaram nesta área foram as de produção de conteúdo para mídias sociais, podcaster, YouTuber, produção de conteúdo e editores de vídeo.
4 – Especialista em E-commerce
O crescimento do e-commerce no Brasil, que já vinha registrando dados positivos nos últimos anos, também foi impulsionado pela pandemia.
Afinal, com as portas de seus estabelecimentos fechadas, o setor varejista foi forçado a migrar para o ambiente digital rapidamente, em uma mudança estratégica de vendas.
Não é por outro motivo que a demanda por profissionais especializados em e-commerce, para ocupar cargos de logística e marketing digital, por exemplo, aumentaram 43% em relação ao mesmo período do ano anterior.
5 – Serviços Criativos
Ainda que a pandemia tenha reduzido os orçamentos nos setores criativo e cultural do país, os dados mostram que houve um aumento na contratação de profissionais criativos autônomos.
Entre as especializações em alta no marketing digital nestas áreas destacamos por exemplo, redatores, ilustradores e web designers durante o período analisado.
No caso de web designers, por exemplo, o estudo mostrou que houve um aumento de 67% no número de contratações entre 2023 e 2024.
6 – Analista de Dados
Não é novidade para ninguém que a pandemia acelerou de forma violenta o processo de transformação digital dentro das empresas, independentemente do seu porte.
Segundo o estudo Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2023 – DT Index 2023, cerca de 87,5% das empresas brasileiras realizaram alguma iniciativa relacionada à transformação digital em 2020.
Assim, também não é de se surpreender que profissionais capacitados para orientar essa migração para o ambiente digital, interpretar dados e monitorar a execução de serviços tenham sido altamente demandados ao longo do último ano.
“A necessidade de direcionar operações de negócios para um ambiente online e garantir que processos de dados operassem com eficiência foi ainda maior para as empresas”, diz o relatório.
Ainda de acordo com o estudo, as cidades que mais contrataram estes profissionais foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.
O motivo por trás desse movimento
Essas especializações em alta no marketing digital não foram destacadas ao acaso, vários especialistas já vinham prevendo um colapso do marketing digital no pós-pandemia, justamente pela falta de profissionais qualificados no mercado.
Isso provocou uma pressão sobre os salários em marketing digital, já que a demanda está agora muito maior do que a oferta de serviços realmente qualificados, pela falta de pessoal nas agências.
Confira o relatório completo da pesquisa Empregos em Alta, realizada pela equipe do LinkedIn clicando aqui.
Conhecendo as especializações em alta no marketing social você pode ter uma visão melhor em termos de orientação de carreira. Mantenha-se em dia com essa e outras informações sobre o marketing online, assinando a nossa Newsletter.