Erros em Marketing de Influência que você deve evitar
Alguns erros em marketing de influência vêm se repetindo nos últimos tempos, sem até que as marcas se deem conta que estão cometendo.
De certa forma isso é compreensível, uma vez que o Marketing de Influência ainda é uma área relativamente nova em termos de marketing digital.
O problema é que na medida em que as marcas adotam soluções ou estratégias erradas na área do Marketing de Influência, seus resultados não são os esperados, e com isso gera-se uma certa desconfiança em relação a este tipo de ação.
Para ajudar os leitores do Guia do Marketing a evitarem este tipo de decepção, nossa equipe reuniu neste artigo os principais erros em marketing de influência para que você possa identifica-los de forma mais fácil.
Os principais erros em Marketing de Influência
Confira abaixo quais são os principais erros em marketing de influência, para que você possa evita-los e com isso, conseguir melhores resultados deste tipo de ação.
1 – Confundir marketing de influência com mídia tradicional
Já dissemos anteriormente os influenciadores digitais não são espaços publicitários como os que estamos acostumados a trabalhar na mídia convencional e até na mídia online. A diferença é que você está negociando a imagem de uma pessoa e não uma determinada posição de anúncio ou centimetragem.
Existe uma diferença muito grande entre marketing de influência nas redes sociais e outros meios digitais e a mídia convencional. Estratégias, ferramentas e mensuração de resultados são completamente diversos.
É importante lembrar que influenciadores digitais não são espaços publicitários, portanto, a abordagem precisa ser diferente.
2 – Não acreditar no potencial do Marketing de Influência
Entre os diversos erros em marketing de influência apresentados aqui, acredito que este seja o maior. Ignorar os benefícios do Marketing de Influência e não acreditar em seu potencial simplesmente inviabiliza qualquer ação nesta área.
Marketing de Influência é uma das principais tendências do marketing digital em 2020 e para os próximos anos também, pois se baseia no Marketing de Relacionamento, um dos principais pilares do marketing online atual.
3 – Trabalhar o marketing de influência de forma isolada
Outro dos grandes erros em marketing de influência é não alinhar as ações desta dimensão do marketing, com outras que a marca já desenvolve, como ações de remarketing, e-mail marketing e marketing nas redes sociais.
Marketing digital atualmente é criação de sinergia entre as ações. Por isso, se você não se preparar para integrar as ações nesta área com outras que já fazem parte do dia a dia da marca, poderá perder muito do seu potencial.
Por isso, antes de qualquer coisa, desenhe uma estratégia de Marketing de Influência para estabelecer diretrizes para orientar as suas ações e trabalhar com influenciadores de forma alinhada com os objetivos da marca.
4 – Iniciar ações em marketing de influência sem uma meta determinada
Um dos erros em marketing de influência que pode gerar muita decepção entre as marcas é se envolver em uma ação nesta área sem ter uma meta de conversão muito bem definida para a promoção da sua marca, produtos ou serviços.
Por isso, é importante que antes de qualquer coisa sejam definidos os objetivos a serem alcançados com ações envolvendo os influenciadores digitais, qual o público-alvo que você deseja impactar e tudo mais necessário para a direcionar de forma adequada suas ações.
5 – Subestimar o valor dos influenciadores digitais
Algumas marcas já perceberam o poder do marketing de influência, mas ainda não compreenderam que produzir conteúdo de qualidade que gere um alcance grande e que realmente influencia as pessoas em suas decisões, é uma profissão nos dias de hoje.
Isso quer dizer que os influenciadores precisam ser valorizados e receber uma remuneração justa pelo seu trabalho. Eles ajudam as marcas a ganharem dinheiro, e muito. Por isso dever ser justamente remunerados.
Ninguém se torna um influenciador digital de sucesso por acaso. Para chegar a este ponto é preciso trabalhar muito, e por isso estes profissionais precisam ser justamente remunerados.
6 – Não conhecer bem o perfil dos influenciadores contratados
Outro erro em marketing de influência é contratar um influenciador sem conhecer exatamente o seu perfil e atuação. Para desenvolver uma ação nesta área é necessário conhecer o perfil do influenciador e do público sobre o qual ele tem influência.
Não faz nenhum sentido, por exemplo, você abordar um influenciador da área de saúde ou fitness, para fazer a divulgação de uma rede de franquias de fast food, você não concorda?
É necessário conhecer os tipos de influenciadores digitais e o perfil de público que ele impacta, para alinhar estas características à suas estratégias de marketing digital.
7 – Não levar em consideração os micro influenciadores
Alguns dos grandes influenciadores da Internet brasileira como Camila Coelho ou Gusta Stockler, possuem um grande número de seguidores. O problema é que ações com eles são caras e atingem pessoas que talvez não interessem a sua marca.
Uma alternativa neste caso é trabalhar com os micro influenciadores, mais focados em nichos de mercado e que em termos de preço, são bem mais em conta e mais próximos do público que você deseja atingir.
Saber determinar qual o influenciador digital ideal para sua empresa é um dos grandes segredos do marketing de influência.
8 – Tentar controlar o conteúdo produzido
Um dos erros em marketing de influência mais comuns é o da marca tentar controlar o conteúdo que o influenciador produz. Quando trabalhamos com a publicidade convencional, as marcas possuem total controle sobre o conteúdo dos anúncios.
O erro está em passar essa atitude para o trabalho no Marketing de Influência, pois nesta área, o conteúdo deve ficar na mão dos influenciadores digitais, que conhecem muito bem os seus seguidores e sabem do que eles gostam.
9 – Não construir uma forte relação com os influenciadores
O relacionamento com influenciadores e engajamento com os conceitos da marca é fundamental, e por isso, se você não está sentindo o engajamento do influenciador, o problema pode estar no relacionamento.
Para que as ações de Marketing de Influência funcionem, é necessário aproximá-lo da marca e fazê-lo se sentir parte da campanha. Para que isso aconteça, uma boa comunicação é essencial, e o envio de mimos e convites exclusivos pode ajudar bastante.
10 – Não mensurar de forma adequada os resultados
Um dos erros em marketing de influência que pode colocar tudo a perder é não mensurar de forma adequada os resultados das diversas ações, dentro do contexto para o qual elas foram planejadas.
Como em qualquer outro plano de marketing nas redes sociais, o marketing de influência precisa de determinação de métricas e KPIs específicos para a mensuração de seus resultados. Como apostar no marketing de influência se você não conhece exatamente os resultados que ele proporciona?
Uma análise técnica sobre métricas a serem levadas em consideração é o primeiro passo para saber como mensurar os resultados em Marketing de Influência.
Agora que você já conhece os principais erros em Marketing de Influência, acreditamos que poderá estruturar melhor a sua estratégia nesta área. Mantenha-se atualizado sobre Marketing de Influência e tudo mais que acontece no marketing digital, assinando a Newsletter do Guia do Marketing.