Erros de marketing nas redes sociais que você precisa evitar
Alguns erros de marketing nas redes sociais, ao invés de ajudar as marcas em suas estratégias de marketing digital, acabam até mesmo prejudicando sua imagem e outras estratégias de marketing digital em outras dimensões.
As empresas estão investindo cada vez mais nas redes sociais, isso porque, através delas, podem apresentar e consolidar sua marca com um custo bem menor quando comparado ao das mídias tradicionais.
No entanto, é preciso estar preparado para não colocar sua imagem em jogo, por não saber se posicionar adequadamente nesta área. O marketing nas redes sociais possui técnicas que se não forem consideradas, podem acabar gerando um grande estrago.
Todo mundo erra e é possível aprender com as falhas alheias, você não concorda? Sendo assim, seguem os erros de marketing em redes sociais mais comuns cometidos pelas empresas.
Os 12 erros de marketing nas redes sociais que você precisa evitar
Listamos abaixo os 12 erros de marketing nas redes sociais que toda empresa precisa evitar, seja para melhorar o desempenho de suas campanha ou para não correr o risco de desgaste de imagem
1 – Não ter uma estratégia de marketing nas redes sociais bem definida
Não basta ter um perfil no Instagram ou uma Página no Facebook para conquistar clientes. Soa um tanto óbvio, não? Porém, muitas empresas ainda pensam que sua mera presença nas redes sociais será sinônimo de sucesso. Ledo engano.
Se não houver um plano de marketing nas redes sociais bem elaborado e metas a serem seguidas, sua marca será apenas “mais uma” e, sem planejamento estratégico, ainda correrá o risco de ser prejudicada.
2 – Ignorar o marketing de conteúdo
Entre os principais erros de marketing nas redes sociais, acredito que este seja o maior. Ter um posicionamento panfletário e não se preocupar com a essência nestas plataformas que é justamente o marketing de conteúdo.
O desenvolvimento de conteúdo para redes sociais precede a criação de mensagens de venda, pois a essência destes canais está na criação de laços de relacionamento e isso se faz através da publicação de conteúdo de qualidade.
3 – Não conhecer as ferramentas disponíveis
Outro que classifico como um dos maiores erros de marketing nas redes sociais é não conhecer e usar de maneira adequada todas as ferramentas que a plataforma oferece, ou usá-las de manira ineficiente.
Por exemplo, Por exemplo, muitas pessoas ficam loucas para saber como vender pelas redes sociais e ao criarem suas páginas no Facebook e perfis no Instagram, não exploram as ferramentas de vendas oferecidas nestas plataformas;
Um dos maiores erros de marketing no Instagram, por exemplo, é não utilizar as publicações com aquele selo de sacolinha, um recurso de vendas sensacional.
4 – Não dar atenção aos clientes
Os comentários de seus fãs e seguidores indicam a qualidade dos produtos e serviços que oferece. Desta forma, se não der ouvidos ao que sua audiência diz, estará minando suas chances de se ter êxito nas mídias sociais.
A interação e a socialização são as regras de ouro deste “novo meio”, por isso classificamos a falta de interação é um dos maiores erros de marketing nas redes sociais.
5 – Criar falsas expectativas em relação ao prazo de retorno
Não é porque no “universo online” tudo ocorre de forma rápida que os resultados para sua companhia acontecerão da mesma maneira. Portanto, não crie expectativas ilusórias. Dê tempo ao tempo.
O marketing nas mídias sociais é uma estratégia de relacionamento, e como no ambiente físico, relacionamentos demandam tempo para se consolidarem.
6 – Não ser consistente em suas publicações
Postar vinte vezes em um só dia e depois ficar mais de uma semana sem inserir uma informação é também um dos maiores erros de marketing nas mídias sociais que uma marca pode cometer.
Ser consistente é fundamental para envolver e provocar o engajamento com seus seguidores e desenvolver conteúdo para as redes sociais é o grande desafio nesta área. Sendo assim, elabore uma frequência padrão de posts, analisando, é claro, o seu tipo de audiência.
7 – Falar somente sobre a sua marca
O conteúdo de muitas Fan Pages se restringe apenas a seus produtos e serviços “maravilhosos”. Será que é isso que seu público-alvo deseja?
Se alguém já curtiu sua página no Facebook e o segue se perfil no Instagram, é sinal de que já o admira. Logo, que tal compartilhar informações relevantes e engraçadas, que tenham a ver com seu nicho de mercado, mas que não sejam especificamente sobre sua empresa?
Um erro comum como este acaba fazendo a sua participação em uma determinada rede social ser enfadonha, mas existem empresas que não levam isso em consideração.
8 – Estar em todas as plataformas só para dizer que está
Não é preciso estar em todas as mídias sociais para conquistar e fidelizar. Talvez seu serviço não combine com o LinkedIn ou esteja totalmente fora do contexto no ambiente do Instagram, por exemplo.
Então, por que forçar a barra e investir tempo e dinheiro nestas redes? Foque-se nas redes mais adequadas para seu negócio, com um bom plano de marketing já estabelecido.
9 – Não revisar textos antes de publicá-los
Sim, a comunicação na web 2.0 deve ser mais ágil. Entretanto, inserir textos com erros absurdos de português é uma prática quase imperdoável.
Não custa nada revisar, não é mesmo? Afinal, este tipo de falha resulta em péssima publicidade, gerando repercussão contrária da que você gostaria de ter.
10 – Fazer Spam na sua base de seguidores
Outro dos principais erros de marketing nas redes sociais é fazer Spam entre os seguidores do seu perfil ou página. Se você estiver lançando um produto ou fazendo uma mega promoção, nada mais justo que avisar a seus seguidores nas mídias sociais.
O problema é que muitas empresas exageram e ficam postando a mesma coisa várias vezes ao dia. O resultado disso é que as pessoas vão ficando incomodadas e acabam dando um Unfollow no perfil da marca.
Este por exemplo é um dos maiores erros do marketing de influência, quando os influenciadores só publicam reviews sobre suas marcas contratantes.
11 – Perder a concorrência de vista
Além de monitorar seu próprio desempenho, é essencial acompanhar a concorrência, para saber o que eles também andam fazendo.
Logo, você se tornará apto a identificar tendências e a reconhecer “erros e acertos”. Com estas informações, poderá promover algumas correções em suas campanhas.
12 – Não ter uma identidade
É muito importante ter carisma neste meio. Então, como dito anteriormente, utilize o bom humor e a linguagem informal nas redes sociais, de maneira comedida, é claro. Ou seja, humanize sua empresa.
A presença meramente burocrática nas redes sociais não é nada atrativa. Por isso, é essencial criar uma personalidade para sua marca.
E você? Teria algum outro item a ser incluído em nossa lista de erros de marketing nas redes sociais? Deixe seu comentário e mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.