Como Criar Um Plano de Marketing Digital
Hoje vamos mostrar a você como criar um plano de marketing digital para a sua empresa, seu site pessoal ou blog.
Se você possui uma presença online e não tem um planejamento estratégico de marketing digital, não tenho a menor dúvida de que está perdendo ótimas oportunidades.
Vivemos em um momento em que não basta apenas ter um site, blog ou loja virtual, para que se possa dizer que tem uma presença consolidada na Internet.
O marketing digital é hoje em dia uma ferramenta fundamental para você encontrar e ser encontrado pelas pessoas certas, na hora certa e no lugar certo.
Mas como fazer isso? Simples. Criando um plano de marketing digital que esteja alinhado com o público-alvo que você deseja atingir, para não desperdiçar dinheiro com estratégias que não geram resultados.
Se você não trem a menor ideia de como criar um plano de marketing digital, não se preocupe. Neste artigo vou mostrar a você os fundamentos para elaborar o seu, e posso garantir que não é nada difícil.
Para deixar este artigo bem didático, dividi em cinco pontos que são fundamentais:
Você verá que com esse roteiro, saber como criar um plano de marketing digital será bem mais fácil do que você imagina.
O passo a passo para criar um plano de marketing digital
Tudo em marketing digital exige método, afinal de contas, estamos falando de uma verdadeira ciência.
Por isso, siga o roteiro que vou propor abaixo e verá que para divulgar sua empresa ou site na Internet pode ser bem mais fácil do que você imaginava.
1 – O que é um plano de marketing digital?
Um Plano de Marketing Digital é um estudo onde definimos as estratégias, táticas, ferramentas e cronogramas, para a implementação de ações de marketing online, em suas diversas dimensões e plataformas.
O plano de marketing digital é o documento básico que irá orientar todas as ações de marketing nos ambientes digitais, visando integrar suas diversas dimensões, de forma a conseguir o máximo de retorno sobre o capital investido.
Como criar um plano de marketing digital é um processo estratégico e repleto de alternativas, dedique o tempo que for necessário para cada uma dessas etapas.
2 – Planejamento estratégico
Quando me perguntam como criar um plano de marketing digital, eu sempre respondo que como em qualquer outro negócio, tudo começa por um planejamento estratégico inicial.
O planejamento estratégico digital é a espinha dorsal de qualquer ação de divulgação de um negócio online, e por isso mesmo, deve ser a sua primeira preocupação.
Nele você vai definir etapas do projeto, estabelecendo pontos fundamentais do seu processo de divulgação online, que serão detalhadas em etapas posteriores específicas.
Eu sei que, em se tratando de negócios online, a parte operacional é bem mais sedutora que a parte de planejamento, mas acredite, cada segundo investido em planejamento de marketing digital será regiamente recompensado mais na frente, com melhores resultados.
Como criar um plano de marketing digital sem estabelecer uma rotina? É justamente aí que esta etapa para divulgação de um negócio na Internet.
A primeira etapa do seu plano de marketing digital é definir quais objetivos da marca no ambiente online, objetivos, parâmetros, recursos, cronograma de implementação e formas de monitoramento de resultados.
Nele você precisa definir exatamente, o que a empresa precisa para conseguir mais do seu marketing digital, investindo menos dinheiro.
Defina em seu plano de marketing digital, questões como:
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- Qual o público que você pretende atingir com suas ações de marketing digital?
- Qual é o perfil demográfico deste público?
- Que Persona de Marketing representa melhor o seu público-alvo?
- De que forma o seu produto ou serviço pode satisfazer os desejos ou dores destes clientes?
- Quais serão os canais que criarão a melhor oportunidade para entrar em contato com este público?
- Qual será o investimento necessário para suas campanhas de marketing digital?
- Como monitorar os resultados das suas ações de marketing online?
Respondendo a estas perguntas, você terá uma boa visão do que você irá precisar fazer, para divulgar o seu negócio na Internet.
3 – Definição da Persona de Marketing
Outro passo que considero fundamental para quem deseja saber como criar um plano de marketing digital, é ir muito mais a fundo na definição do seu público-alvo, criando uma Persona de Marketing.
A Persona de Marketing é a personificação dos dados demográficos que você coleta na hora de determinar o seu público-alvo.
Ela vai ajudar você a conhecer melhor o dia a dia dos seus clientes, seus anseios e temores.
4 – Análise da concorrência
Outra recomendação importante, para você que quer saber como criar um plano de marketing digital, é fazer uma análise da sua concorrência. Para copiar? Não.
Ao fazermos uma análise das estratégias de marketing digital utilizadas pelos seus concorrentes mais diretos, conseguimos ótimas dicas sobre o que funciona e o que não funciona.
Ferramentas como Similar Web e SemRush, fornecem informações extremamente interessantes, sobre estratégias e as vezes resultados destas estratégias de marketing digital.
Como criar um plano de marketing digital é desenvolver um estudo de ações de divulgação para produtos ou serviços que você vende, nada melhor do que analisar quem faz a mesma coisa, não concorda?
5 – Seleção dos canais digitais
Nossa próxima dica para quem deseja saber como criar um plano de marketing digital, diz respeito à escolha do mix de marketing que você irá utilizar em suas estratégias.
Hoje em dia temos diversas opções de divulgação online, mas fica a pergunta: Quais destes canais é o mais indicado para o seu projeto? Qual deles trará a melhor relação custo/benefício, o melhor retorno sobre o seu investimento em marketing?
Bem, neste ponto da elaboração do seu plano de marketing digital, você terá que fazer a seguinte pergunta: O seu negócio atende a uma necessidade ou desejo?
Se você tem um negócio que atende a uma necessidade, oferece soluções para um problema que a pessoa está enfrentando, a melhor opção é investir em marketing de busca, usando ferramentas como:
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- SEO – O processo de SEO consiste na otimização das páginas do seu site para que elas conquistem posições privilegiadas nas páginas de respostas dos grandes buscadores;
- Links Patrocinados – O Google Ads é outra ferramenta que ajudará você a destacar seu site nas páginas de respostas do Google e sites associados.
É claro que outras estratégias e ferramentas também devem ser utilizadas, como e-mail marketing, marketing de conteúdo, e dependendo do caso, marketing de afiliados.
O marketing de busca deve ser o foco principal, tendo o marketing de conteúdocomo um dos principais objetivo, mas as outras ferramentas não devem ser deixadas de lado, pois sempre ajudam a completar as outras ações.
Se o seu negócio atende a um desejo, como os negócios nas áreas de moda e acessórios, gastronomia, turismo, decoração e outros, a melhor opção é partir para o marketing de display e mídias sociais.
Neste caso as melhores opções seriam:
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- Instagram Marketing – O Instagram é uma ótima ferramenta para você expor seus produtos e serviços, mesmo tendo a limitação da ausência de links na maioria das publicações;
- Facebook Marketing – Mais completo que o Instagram, o Facebook é ferramenta obrigatória para quem trabalha nos setores que citei anteriormente;
- Google Ad Display – A rede de display do Google Ads também é uma boa opção para divulgação de produtos e serviços que atendam a um desejo.
Foque na produção de conteúdo de relevante e alto grau de engajamento. O importante não é a quantidade de postagens, mas sim a qualidade do engajamento.
Elaborar um plano de marketing nas redes sociais é fundamental neste caso, pois estas ferramentas, devido a sua variedade de recursos oferecem inúmeras opções de campanhas nos dias de hoje.
Como criar um plano de marketing digital requer uma análise constante de resultados, esteja preparado para montar um bom sistema de monitoramento de resultados, para posteriormente poder fazer ajustes em função destas informações.
6 – Criação de um sistema de monitoramento de tráfego
Uma etapa fundamental para quem deseja saber como criar um plano de marketing digital é a de monitoramento de tráfego e desempenho das suas metas.
Uma das grandes vantagens do marketing digital sobre o marketing convencional, é que no meio online podemos medir os resultados de cada campanha de marketing envolvendo o seu site, e a ferramenta para isso é o Google Analytics.
Esta é uma ferramenta gratuita do Google, que nos permite acompanhar tanto os acesos ao seu site, como também monitorar o comportamento dos seus visitantes.
Como criar um plano de marketing digital passa também pela determinação de retorno do investimento feito na divulgação de um negócio, o Google Analytics será peça fundamental para monitoramento de resultados de campanha.
Você poderá criar metas de conversão para cada uma destas campanhas, e gerar relatórios de desempenho que vão mostrar onde realmente está valendo a pena investir. Não existe nada que não possa ser mensurado.
7 – Orçamento para o projeto
Não há como fazer um plano de marketing digital sem determinar previamente o orçamento disponível para as diversas ações.
Basicamente você terá que fazer investimentos em quatro frentes principais:
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- Adequação do site às ferramentas de busca;
- Mídia paga como Google Ads e Facebook Ads;
- Honorários de profissionais especializados;
- Qualificação de pessoal.
É importante saber distribuir muito bem o orçamento disponível, para que você não comece a estruturam o seu plano de marketing online e mais adiante ter que interrompe-lo por falta de fôlego financeiro.
8 – Investimento em qualificação
Agora que você já tem uma boa ideia sobre como criar um plano de marketing digital, vamos para a nossa última dica. Invista sempre em qualificação, para não ficar para trás na corrida pela audiência.
O universo do marketing digital é extremamente dinâmico e não há mais espaço para amadorismo. Por isso, invista em cursos de marketing digital, para poder explorar o máximo possível das ferramentas existentes.
Conclusão
Ter um bom plano de marketing digital é essencial para o sucesso das ações de divulgação online.
É muito importante que você crie antes os seus planos de ação, tendo em vista que cada minuto investido nesta etapa, maior será o seu potencial de otimização do investimento feito nestas ações.
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Neste artigo mostramos como fazer um plano de marketing digital, mas se você desejar aprimorar seus conhecimentos básicos, convidamos a acessar nossa seção de Marketing Digital Para Iniciantes. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing