Como anunciar no Google – Conheça as opções disponíveis e quanto custa
Para muitas pessoas, saber como anunciar no Google ainda é uma grande barreira para ingressar de vez no universo do marketing online. O problema é que a falta desta informação pode estar fazendo com que elas percam diversas oportunidades de negócios.
É inegável que o Google é atualmente uma das maiores mídias do mundo, e sem sobra de dúvida, anunciar neste canal é uma ótima oportunidade para geração de tráfego para qualquer tipo de site.
Sabendo deste problema, desenvolvemos este artigo, onde pretendemos explicar como anunciar no Google, mostrando as diversas opções disponíveis, inclusive algumas que provavelmente você nem imagina que existam.
Por exemplo, você sabia que é possível anunciar de graça no Google? Isso mesmo! Existem algumas opções em que você pode anunciar no Google sem pagar nada!
1 – Como anunciar nas páginas de respostas do Google
Uma dúvida comum sobre como anunciar no Google, diz respeito ao que chamamos de Links Patrocinados, ou seja, aqueles links que aparecem logo no topo das páginas de respostas do buscador, e também ao final da página, com uma tag de “Anúncio” do lado.
Estes anúncios são posicionados aí, pois participam do programa Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. Qualquer pessoa ponte criar uma conta no Google Ads e criar anúncios para serem exibidos nesta área.
Ao criar o anúncio, você deve direcioná-lo para o que o Google Ads chama de Rede de Pesquisa, ou seja, seus anúncios somente serão exibidos nas páginas de respostas do Google e seus sites parceiros na área de busca.
Estes anúncios são bastante interessantes, pois deixam as empresas em uma posição de extremos destaque nas páginas de respostas do Google, que sabemos ser uma das primeiras condições para se conseguir um bom volume de tráfego com origem em buscas.
Neste caso, o anunciante cadastra na plataforma do Google Ads, as palavras-chave que ao serem digitadas no Google, ele gostaria que seus anúncios fossem exibidos, e o valor que está disposto a pagar para ter seus anúncios publicados.
2 – Como são cobrados os anúncios no Google
Outra dúvida muito comum entre quem deseja saber como anunciar no Google, diz respeito à forma de cobrança destes anúncios.
A cobrança dos anúncios do Google Ads se dá de duas formas basicamente. A primeira delas é o que chamamos de CPM – Custo Por Mil. Neste caso, o anunciante paga por lotes de mil exibições do anúncio.
A segunda modalidade de cobrança é pela metodologia de CPC – Custo Por Clique. Neste caso, o anunciante paga um determinado valor cada vez que o seu anúncio é clicado quando for exibido nas páginas de respostas do buscador.
O valor de cada clique varia em função da palavra-chave que você indica para ativar a exibição do seu anúncio, além de outros parâmetros técnicos definidos pelo Google Ads, como o Índice de Qualidade do Anúncios e outros.
Como anunciar no Google é o objetivo de muitas empresas e obviamente nem todas poderiam aparecer em destaque na área de Links Patrocinados, o Google encontrou uma forma interessante para determinar o posicionamento dos anúncios.
O posicionamento dos anunciantes varia em função de um sistema de leilão, ou seja, quem paga mais pelo clique, tem seus anúncios melhor posicionados na área de resultados pagos do buscador.
3 – Como anunciar nos sites parceiros do Google
Outra dúvida muito comum sobre como anunciar no Google, é relativa aos anúncios na rede de parceiros do buscador, ou seja, sites que exibem anúncios do Google, no formato texto e banner em suas páginas, por participarem do programa Google AdSense.
Os anúncios exibidos neste site são criados na opção conhecida como Rede de Display, ou seja, a rede de sites que cedem espaço publicitário ao Google em troca de uma parte do valor pago pelo anunciante ao buscador, ao serem clicados.
Neste caso você poderá anunciar seus produtos e serviços em site que tenham a ver com o seu negócio, o que é bastante interessante, principalmente porque você pode até mesmo direcionar seu anúncio para alguns sites especializados.
O sistema de cobrança é o mesmo utilizado para a área de Links Patrocinados, ou seja, o leilão de palavras-chave, com o pagamento tanto por CPM quanto por CPC.
Para aparecer em sites mais relevantes, o anunciante deverá pagar um preço maior por clique, já que para exibir anúncios nestes sites é também de interesse de outras empresas, e cria-se um leilão entre estes interessados.
Em nosso Curso de Google Ads fazemos questão de chamar atenção dos participantes para o fato de que anunciar na Rede de Pesquisa ou na Rede de Display depende muito do produto e estratégia que a marca está adotando em termos de marketing de busca.
Não há como dizer que uma rede é melhor ou pior que a outra. O fator decisivo para escolher entre uma e outra é a estratégia de Search Engine Marketing que está sendo adotada.
4 – Estratégia de Remarketing
Sabe quando você entra em uma página de um site ou loja virtual, sai, e depois em todo lugar que você vai aparecem anúncios daquela marca? Bem isso não é uma mensagem de Deus ou coisa parecida, é o que chamamos de estratégia de Remarketing.
Ao contrário do que muita gente pensa são poucas as vendas online que são geradas no primeiro contato do consumidor com a marca. Por isso a estratégia Remarketing é cada dia mais importante nos dias de hoje.
Eu até iria mais adiante. Como anunciar no Google não se trata de uma ação única, eu diria que a estratégia de Remarketing é fundamental para mídia paga hoje em dia, seja no Google Ads quanto no Facebook e Instagram, onde ela também é possível. Um dos principais erros em Google Ads é justamente não adotá-la.
Para saber mais detalhes sobre essa estratégia de anúncios no Google, sugerimos que você leia o nosso artigo O Que é Remarketing, onde explicamos este recurso mais detalhadamente.
5 – Como anunciar no Google de graça
Não, você não leu errado. É possível sim anunciar no Google sem gastar um único tostão. Isso pode ser feito através do programa Google Meu Negócio, uma iniciativa do Google para promover pequenas e médias empresas em seu buscador.
Nesta opção você poderá conseguir exposição para a sua empresa tanto em áreas destacadas das páginas de respostas do buscador, quanto no Google Maps.
Se você quer saber como anunciar no Google, minha dica é que este é um ótimo ponto de partida. Para participar basta você fazer o cadastramento da sua empresa e preencher as informações que são solicitadas. Para saber mais detalhes, leia o nosso artigo sobre Como Anunciar de Graça no Google.
6 – Como anunciar no Google na área de resultados orgânicos
Para finalizar, uma boa sugestão para quem está interessado em saber como anunciar no Google, e melhor ainda, sem gastar nada pela veiculação, é investir pesado em SEO, as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca.
Neste caso, você irá destacar a sua empresa na área de resultados orgânicos do Google, onde os sites são listados pela sua relevância para as buscas e não em função do pagamento de qualquer tipo de valor ao buscador.
Em nosso curso de SEO destacamos que os resultados orgânicos são e devem ser encarados como verdadeiros anúncios, pois a exposição para a marca é até mesmo maior que a dos resultados pagos nas páginas de respostas do Google
Como você pode ver, as opções de divulgação de uma empresa no Google são muitas. O importante é analisar qual delas atende às necessidades de exposição da sua empresa.
Se você estava interessado em saber como anunciar no Google, esperamos ter contribuído para esclarecer alguns dos principais pontos. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing
Valeu pelas dicas sobre como anunciar no Google. O único problema que vejo é que são tantas as ferramentas que a gente acaba sem saber por onde começar.