Atualização do Algoritmo do Google – Dezembro de 2020
Os impactos da atualização do algoritmo do Google lançada agora em dezembro começa a ser sentida em vários sites, e ao que tudo indica é uma das mais radicais desde a atualização de maio deste ano.
As atualizações do algoritmo são normais durante o ano. A grande maioria não provoca um grande impacto em termos de resultados de posicionamento nas páginas de respostas do Google, mas ao que parece, essa última foi bastante radical.
Essas atualizações no sistema de inteligência artificial que determina o posicionamento dos sites nas páginas de resultado do buscador, quando provocam um impacto maior em termos de critérios de posicionamento são chamadas de Core Updates.
A atualização do Google que foi lançada no dia 3 de dezembro desse ano, parece ser uma dessas. O novo algoritmo começou a provocar alterações de rankeamento no dia seguinte, alterando o posicionamento das páginas de diversos sites nos resultados de buscas.
Os primeiros efeitos da nova atualização do algoritmo do Google
Os primeiros efeitos dessa nova atualização do algoritmo do Google já começaram a ser sentidas no dia seguinte, mas como o Google disse, pode levar até algumas semanas para ser totalmente implementada.
Com base em tudo o que vimos até agora, esta atualização é uma atualização muito ampla, possivelmente maior do que a de sete meses atrás, a atualização principal de maio de 2020, que por si só já foi muito significativa.
A equipe da SEMRush, uma das melhores ferramentas de SEO do mercado disse que esta atualização foi sentida principalmente na sexta-feira, 4 de dezembro.
As mudanças na pesquisa de desktop foram mais sentidas nas áreas de saúde, imobiliário, viagens, finanças, lei e governo e na saúde.
Já nas pesquisas feitas através de dispositivos móveis, a atualização do algoritmo do Google atingiu de forma mais intensa setores como, lei e governo, empregos e educação, animais de estimação e animais, imobiliário.
A ferramenta de rastreamento do sensor SEMRush está mostrando uma pontuação de 9,4 na sexta-feira, 4 de dezembro, a atualização do núcleo de maio de 2020 também foi pontuada por SEMRush, mas a atualização de janeiro ficou perto de 8.
SEMRush também compartilhou os vencedores e perdedores desta atualização entre os grandes sites. Os vencedores foram:
A SEMRush também compartilhou os vencedores e perdedores desta atualização entre os grandes sites. Os vencedores foram:
-
- zoominfo.com
- whitepages.com
- linkedin.com
- ebay.com
- vimeo.com
- loginbrain.com
- yahoo.com
- foursquare.com
- businesswire.com
Do lado dos perdedores com a mais recente atualização do algoritmo do Google, temos sites como:
-
- aliexpress.com
- yellowpages.com
- newsbreak.com
- gettyimages.com
- wish.com
- echovita.com
- urbandictionary.com
- local.com
- dnb.com
O que fazer se você foi atingido negativamente
Grandes atualizações no algoritmo costumam gerar preocupação entre os profissionais de SEO. O Google deu conselhos sobre o que considerar se você for impactado negativamente por uma atualização principal no passado.
Não há ações específicas a serem tomadas para recuperar e, na verdade, um impacto negativo nas classificações pode não sinalizar que algo está errado com suas páginas.
No entanto, o Google oferece uma lista de questões a serem consideradas se o seu site for atingido por uma atualização básica.
O Google diz que você pode ver uma pequena recuperação entre as atualizações principais, mas a maior mudança que você veria seria após outra atualização do algoritmo do Google de grande porte.
Esteja sempre atento toda atualização do algoritmo do Google
Muitas vezes é difícil identifica o que você precisa fazer para reverter qualquer impacto de mudanças no algoritmo do Google que seu site possa ter sofrido. Quando se trata de atualizações básicas do Google, é ainda mais difícil de fazer.
Como você pode ver nas informações acima, a experiência e os conselhos anteriores nos mostraram, essas atualizações mais amplas, geralmente abrangem problemas gerais de conteúdos de baixa qualidade.
Os dados acima reforçam que isso é verdade. Portanto, se o seu site foi atingido por uma Core Update, geralmente é recomendável voltar atrás, ter uma visão mais ampla de todo o seu site e ver o que você pode fazer para melhorá-lo como um todo.
O trabalho de SEO é dinâmico, como diversas outras áreas do marketing digital. Estar na primeira página das buscas feitas no Google é uma tarefa árdua e as vezes o impacto de uma grande atualização do algoritmo do Google é bom para nos dar uma chacoalhada.
Para se manter em dia com a próxima atualização do algoritmo do Google e outras Notícias sobre marketing digital, assim como artigos, análises e tutoriais, assine a nossa Newsletter.