Marketing de influência no Instagram cresceu 39%
Uma pesquisa realizada pela consultoria Klear mostrou que o marketing de influência no Instagram cresceu 39% no ano passado.
A pesquisa foi realizada analisando-se 2.113.307 publicações patrocinadas no Instagram, a nível mundial.
Segundo a empresa especializada em software de Marketing de Influência, este tipo de comunicação continua a ser um dos mais eficazes para marcas que querem criar relações autênticas com as suas comunidades.
Os dados confirmam uma das principais tendências do marketing digital em 2020, que repetindo o desempenho do ano passado, deve colocar o marketing de influência entre os canais preferido pelas marcas para suas ações online.
O crescimento registado diz respeito a um aumento de publicações pagas, ou fruto de algum tipo de acordo comercial, em volume. Estas publicações foram identificadas por possuíres a Hashtag #ad no corpo de suas mensagens, uma característica comum neste tipo de ação.
É claro que muitas outras ações de marketing de influência não foram detectadas pela ausência da Hashtag, mas os números já nos dão uma boa ideia do crescimento do marketing de influência no Instagram.
Tendência em termos de conteúdo
Mas esta não é a única mudança que se destaca: a Klear percebeu que os influenciadores digitais estão a recorrer, cada vez mais, a nova ferramentas para criar conteúdos envolventes e genuínos.
As Instagram Stories são um bom exemplo. O mais recente formato de publicações no Instagram, mesmo tendo uma vida curta de apenas 24 horas, ao que parece caiu no gosto dos influencers.
A Klear concluiu também que as mulheres, microinfluenciadores e Millennials continuam a dominar o Instagram, sendo responsáveis pela maioria dos conteúdos patrocinados nesta plataforma.
Os microinfluenciadores digitais vêm crescendo em termos de importância no Instagram Marketing. Algumas marcas, em busca de divulgação em um nicho específico, preferem contratar este tipo de Influenciador Digital, ao invés de fazerem elevados investimentos em celebridades.
Uma outra pesquisa, desta vez realizada pela plataforma Squid, mostrou que no Brasil, os setores de moda e gastronomia, são os que mais contratam microenfluenciadores, seguidos por beleza, lifestyle e brinquedos.
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