Posts que geram mais engajamento no Facebook
Saber quais são os tipo de posts que geram mais engajamento no Facebook fundamental para quem deseja ter sucesso em termos de Facebook Marketing.
Gerar engajamento é uma das principais preocupações das empresas nos seus perfis em redes sociais. Isso não é tarefa fácil e exige muita atenção, trabalho contínuo e bom conteúdo.
O engajamento no Facebook deve ser um dos principais objetivos de quem usa essa rede como forma de marketing, pois criam laços de relacionamento mais fortes com seus fãs.
O algoritmo do Facebook, conhecido como EdgeRank, dá um enorme valor a esse tipo de comportamento dos visitantes da sua página, atribuindo maior relevância a ela.
O engajamento não só satisfaz a um dos principais objetivos das campanhas de marketing no Facebook, como também, através do incremento no EdgeRank ajuda a aumentar o alcance orgânico de suas publicações.
Mas uma ajuda para alcançar esses objetivos não é algo tão difícil, então, por isso, iremos passar neste texto, tipos de posts voltados para o Facebook que acabam gerando um bom engajamento.
A produção de conteúdo para redes sociais é um dos maiores desafios para quem trabalha com estes canais, mas neste artigo vamos dar uma série de dicas para facilitar o seu trabalho.
Lista dos posts que geram mais engajamento no Facebook
Para bombar a sua página no Facebook, é importante criar um calendário editorial e para fazer com que estas publicações rendam um bom número de interações.
Abaixo listamos listamos algumas sugestões de posts para Facebook que certamente irão ajudar você a alcançar este objetivo em sua estratégia de marketing digital no Facebook.
1 – Dicas
Usuários de internet costumam ter inúmeros problemas para os quais irão buscar soluções rapidamente. Por isso, é comum e esperado que este tipo de conteúdo gere um engajamento maior com publicações que os auxiliam na solução destes problemas.
Nesse ponto, é válido que se utilize inúmeras segmentações de nicho, colocando de forma simples a pergunta: quais costumam ser as principais dúvidas que o seu público-alvo possui?
Caso você descubra isso, dê orientações para que a sua empresa e a sua página na rede social consiga tornar mais fácil a vida do internauta.
Os posts que geram mais engajamento no Facebook são justamente aqueles que facilitam a vida dos fãs da sua página. No marketing digital, seja em mídias sociais ou marketing de conteúdo, este é o tipo de publicação que gera bastante resultado.
2 – Temas em alta
Na internet, a informação se espalha muito rápido, muito mais do que nos ambientes físicos. No meio digital, há tendências e notícias que surgem a cada instante.
Para tanto, você precisa estar constantemente antenado para tudo que vem ocorrer na internet e que está se tornando popular para criar posts sobre estes assuntos.
Assim, não se furte de observar os grandes eventos que estão ocorrendo no momento, que costumam ser chamados de “hot topics” e que sempre acabam gerando excelentes resultados nas postagens.
Nesse ponto, pode ser bom utilizar uma ferramenta como o Google Trends para identificar quais são os temas que estão em alta no momento.
3 – Imagens
Aqui vale aquela máxima de que uma imagem vale, realmente, por mais do que mil palavras. Isso deve ser levado para o Facebook.
A experiência mostra que posts que trazem imagens acopladas costumam ter performances muito melhores ao serem comparadas com as postagens escritas.
Então, é preciso saber escolher de forma inteligente a imagem para a sua publicação e ela deve estar diretamente relacionada com o texto. A imagem introduz o que você apresentará no texto da sua publicação.
Saiba que imagens também podem ser utilizadas de forma solitária ou o texto pode ser colocado na própria imagem.
Imagens chamam a atenção dos usuários e são facilmente visualizadas, podendo ser montagens, infográficos e até mesmo elementos promocionais do seu negócio.
Outra ideia é postar fotos em tempo real, que geram possibilidade de engajamento imediato. o Meio digital é dinâmico e você precisa aproveitar isso.
Entre os posts que geram mais engajamento no Facebook, aqueles acompanhados de imagens são certamente um tiro certo.
4 – Vídeos
Entre posts que geram mais engajamento no Facebook, os vídeos são de longe os mais eficientes. Melhor que fotos, somente os vídeos, que costumam ter uma taxa maior de compartilhamento no Facebook e podem ajudar a aumentar o EdgeRank da página.
O recurso de autoplay costuma iniciar a reprodução de vídeos de forma automática, sendo muito mais fácil chamar a atenção do usuário desse modo.
Para que o vídeo seja considerado como mídia neste formato é necessário que você suba para o próprio Facebook. Neste formato você terá um engajamento bem maior do que quando simplesmente coloca um link para o YouTube.
Desse modo, não tenha medo implementar uma estratégia de vídeo marketing e postar vídeos informativos, divertidos e que sejam relacionados com o seu negócio, pois este é um dos formatos de maior engajamento no Facebook.
5 – Posts com links
Entre os posts que geram mais engajamento no Facebook, aquele que contêm links para outras páginas também estão no topo da nossa lista.
Em primeiro lugar, porque eles geram mais tráfego para o seu site, e além disso essa é uma ótima maneira de atender à necessidade dos fãs que estão no Facebook em busca de informações.
Na gestão de redes sociais, identificar os posts que geram mais engajamento no Facebook é fundamental, pois eles passam a fazer parte do nosso “cardápio de conteúdo” para o dia a dia.
6 – Citações
Entre os posts que geram mais engajamento no Facebook estão as citações. Pode parecer uma postagem ingênua, mas saiba que as citações costumam ser responsáveis por excelentes índices de engajamento.
Além de gerar uma boa quantidade de curtidas, esse tipo de post acaba sendo campeão quando se fala em compartilhamentos das postagens.
E as citações podem ser bem variadas, indo de referências de autores consagrados, de frases de efeitos, passagens de livros, epígrafes ou até mesmo trechos de músicas.
No geral, postagens com citações costumam ter um caráter motivacional, mas também podem alcançar um efeito didático, humorístico, entre outros.
Tenho certeza que aqui no Brasil você já viu citações de Caio Fernando Abreu ou de Clarice Lispector, embora também seja comum ver de outras celebridades estrangeiras, como Churchill, Gandhi e Einstein.
O importante aqui é sempre utilizar citações de indivíduos que tenham relação com o tema de atuação da sua empresa. Se a sua dúvida é como aumentar o engajamento no Facebook, as citações fazem parte da resposta.
7 – Perguntas
Você já deve ter percebido que as redes sociais costumam imitar a vida real em inúmeros pontos. Então, se lembre que os indivíduos tentam responder uma pergunta quando são questionados. Logo, a dica é saber utilizar com técnica as frases contendo perguntas em suas postagens.
Caso isso seja feito corretamente, o seu número de comentários deve aumentar. Do mesmo modo, é fundamental que você utilize frases breves, já que isso torna mais provável que eles sejam lidas no feed de notícias dos usuários.
Uma interrogação tem mais chance de ser vista, já que o internauta teria grandes chances de vir a ser atraído por ela e, com a sua resposta, aumentar o alcance do post. Sabemos que no marketing de conteúdo, esse tipo de publicação funciona muito bem.
Por isso, se você está procurando pelos posts que geram mais engajamento no Facebook, utilize esta técnica e não se esqueça de fazer variações dando opções de respostas para os usuários.
8 – Que tipo de legenda você daria para essa imagem?
Esse é um dos post que geram mais engajamento no Facebook e transformam a sua página em um ambiente bastante iterativo, já que parte de uma solicitação para que o usuário participe.
Indivíduos desejam mostrar ao mundo toda a sua criatividade e ao conseguir fazer na sua página, o benefício acaba sendo dividido pelas duas partes.
Como as publicações com imagens costumam alcançar resultados melhores, sendo engraçadas e divertidas e podendo gerar bons índices de comentários e de compartilhamentos.
Além disso, os amigos daquele internauta que comentou, ao serem notificados da postagem, costumam interagir e deixar também a sua própria sugestão.
9 – Complete a frase…
Entre os Posts que geram mais engajamento no Facebook, os que seguem o formato “Complete a frase…” mesmo sendo simples, merecem destaque em nossa lista. É o tipo de postagem fácil de criar e de alto grau de engajamento.
Como se sabe, um feed de notícias costuma ser bombardeado diariamente por tudo aquilo que vem a ser postado, seja através de perfis pessoais ou de Fan Pages. Então, para que você alcance o seu público, é necessário que você consiga se destacar.
É só ao postar algo diferente que irá gerar atenção de um outro usuário. Então, escreva frases e deixe campos em brancos para que o internauta responda. Isso pode fazer ele interagir, além de estimular a postagem.
10 – Concursos
Os concursos também devem ser incluídos na lista das publicações que geram maior engajamento no Facebook. Se você fizer isso com constância, a tendência é que seus usuários costumam ficar sempre atentos e voltem sempre a sua página esperando mais conteúdo do gênero.
11 – Memes
Outra forma de conseguir um engajamento maior no Facebook e também em outras redes sociais é com os memes. Memes novos surgem todos os dias e podem ser uma boa oportunidade para brincar com o usuário que segue sua página.
Então, seja criativo, saiba aproveitar o momento e utilize na medida certa para adaptar a mensagem e que ela faça sentido para o seu cliente.
12 – Histórias sobre a empresa
A técnica de Storytelling é conhecida por apresentar um ótimo engajamento quando se trata de produção de conteúdo para as redes sociais e por isso mesmo também merece destaque em nossa relação dos posts que geram mais engajamento no Facebook.
Além de humanizar presença da marca, ela aproxima seus fãs do dia a dia do seu negócio, gerando uma interação maior em futuras publicações, já que os fãs se sentem como “parte da turma”.
13 – Posts de outras páginas
Não há mal nenhum em compartilhar conteúdo que foi criado por outras páginas, embora muita gente ache isso um sacrilégio.
Não é não. É uma forma que você tem de mostrar ao seu público que você se preocupa em levar informações relevantes para eles, o que fideliza seus fãs e cria uma simpatia pela marca.
O importante é promover um bom trabalho de curadoria de conteúdo, garantindo que você está levando informações que realmente são relevantes para eles.
Sabemos que desenvolver posts que geram mais engajamento no Facebook é o objetivo de todos que trabalham nesta rede, mas não se trata apenas do assunto, mas também da estrutura.
Para sabe como formatar da melhor forma possível suas publicações, sugerimos que você leia o artigo Como Criar Conteúdo Para Redes Sociais.
Sabendo quais são os tipos de posts que geram mais engajamento no Facebook você poderá criar uma timeline mais envolvente e ter melhores resultados em seu Facebook Marketing. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva as pessoas aos lugares que elas nunca imaginaram, mas existem alguns artigos na internet que são pura perda de tempo. Posso dizer que seu artigo ajudou muito e também é extremamente útil. Obrigado pela informação e compartilhado no meu facebook.
obrigado pela informação sobre os posts que geram mais engajamento no Facebook. O é site excelente vou voltar
mais vezes 🙂
Gostei do assunto de sua divulgação sobre os posts que geram mais engajamento no Facebook, gostaria de ver se é pertinente para meu site.
Sds.
Acho que os posts que geram maior engajamento no Facebook são aqueles que mexem com os sentimentos das pessoas, e não somente aqueles conteúdos promocionais.
Olá Liliane
Sem sombra de dúvida, os posts que geram mais engajamento no Facebook são justamente aqueles que mexem com os sentimentos das pessoas. Não é por outro motivo que publicações sobre crianças e pets geram uma verdadeira enxurrada de likes e reações.
Gostei bastante das sugestões de posts que geram maior engajamento no Facebook. A gente precisa dessas dicas, pois a concorrência está braba e o Facebook não ajuda em nada.
Olá Vitor
Ficamos bastante satisfeitos em saber que a nossa matéria sobre as publicações que geram maior engajamento no Facebook lhe foi útil. Realmente, a concorrência no Facebook é enorme nos dias de hoje, e toda técnica para aumentar o alcance e engajamento com os post é sempre bem vinda.